Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acolhimento aborda 18 pessoas em noite fria, mas 11 recusam abrigo em Campo Grande

Aqueles que recusaram o atendimento receberam cobertores para se aquecer
Arquivo -

A noite desta terça-feira (27) marcou o início da onda de que deve ser a mais intensa do ano. Apesar das baixas temperaturas registradas, que seguiram caindo durante a madrugada desta quarta-feira (28), muitas pessoas que vivem em situação de rua negaram a possibilidade de dormirem sobre uma cama e abaixo de um teto.

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), neste período, foram abordadas 18 pessoas que vivem em situação de rua em Campo Grande, mas apenas sete aceitaram o encaminhamento, outras 11 recusaram a ajuda.

As abordagens foram realizadas por equipes do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), que vão até os moradores e oferecem o abrigo – de acordo com o perfil de cada um – para uma das três unidades de acolhimento existentes na Capital.

A secretaria explica que as unidades oferecem banhos, agasalhos e alimentação. No caso de recusa, os agentes oferecem um cobertor para que a pessoa possa se aquecer ao longo da madrugada, nesta terça foram distribuídos seis.

Segundo a SAS, por meio de sua assessoria, o número de abordagens corresponde apenas às realizadas, já que, muitas vezes, ao chegar no local, a pessoa em situação de rua não é mais encontrada.

Como ajudar

As ações realizadas pelos profissionais da Proteção Social Especial de Média Complexidade são realizadas por meio da busca ativa e mediante denúncias da população através dos telefones (67) 98404-7529 ou 98471-8149, que funcionam de forma ininterrupta.

Frio mais intenso do ano

O frio, que teve início nesta terça-feira (27), promete ser o mais intenso do ano. Conforme a MetSul, é previsto que, na manhã da quinta-feira (29), haverá um novo recorde de temperaturas mínimas do ano.

Na madrugada desta quarta-feira (28), a mudança climática veio acompanhada de rajada de ventos de até 48 km/h em Campo Grande. No sul do Estado, a sensação térmica chegou a 0 °C e houve registro de geada em Iguatemi. Este fenômeno também está relacionado com o vento frio.

Apesar da forte rajada de vento, a velocidade média na Capital foi de 10 km/h. Isso significa que o município, que teve mínima de 7,8 °C às 7 horas, conforme a estação meteorológica do (Instituto Nacional de Meteorologia), teve sensação térmica de 4 °C.

A temperatura mais baixa do estado foi em Iguatemi, onde os termômetros marcaram 4,4 °C, mas o vento fez com que os moradores sentissem como se estivessem num frio de 0 °C.

Mais frio ainda

A previsão do tempo indica que vai esfriar durante essa quarta-feira e a manhã de quinta pode ser a mais fria do ano. Em , no extremo sul de MS, a mínima prevista é de 1ºC, com sensação térmica que deve ser negativa.

Já Ponta Porã e devem ter mínima na casa dos 2ºC e também devem ter sensação térmica abaixo de 0ºC. Em todo o centro-sul, há risco de geada, porém, com mais chance na região sul e de fronteira com o Paraguai.

Em Campo Grande, o frio pode alcançar os 5ºC e a sensação, dependendo do vento, pode ser de até 0ºC. Também há possibilidade de geada por aqui.

A partir de sexta-feira (30) a massa de ar polar começa a perder força e as temperaturas começam a apresentar alta gradativa. No fim de semana, as tardes já começam a ficar quentes, com manhãs e noites frias na Capital, que pode registrar 27ºC no domingo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

gaby spanic a fazenda

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Sem Categoria

DF: professor é agredido por pai de aluna por causa de celular

Menina estava mexendo no celular durante a aula e professor pediu para ela guardar o aparelho

Política

Contrato da Rota da Celulose deve ser assinado até dezembro, diz Riedel

Consórcio Caminhos da Celulose venceu leilão para concessão

Polícia

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

A outra vítima segue internada no hospital

MidiaMAIS

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Atividade é promovida pelo Festival Curta Campo Grande