Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande imuniza público de 40 anos e aplica 2ª dose de três vacinas nesta terça

Segunda dose da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer também estarão sendo aplicadas
Arquivo -

inicia a vacinação contra Covid-19 de pessoas a partir de 40 anos nesta terça-feira (6). A aplicação da 2ª dose também segue acontecendo com doses de três imunizantes.

Conforme informativo da (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 14 de junho deve seguir aos locais de vacinação para tomar o reforço da vacina; Quem tomou a primeira dose de Astrazeneca ou Pfizer até dia 6 de maio também devem procurar os locais de imunização para receber a segunda dose.

A orientação é para que as pessoas façam o cadastro no sistema de identificação prévia para evitar filas e aglomerações. O acesso é pelo site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

Confira:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde – SESAU CG (@sesau_cg)

 

7,4 mil doses da Janssen para Campo Grande

Campo Grande havia começou o dia sem doses para aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. Porém, doses remanescentes do estudo realizado na fronteira de foram redistribuídas e a Capital recebeu 7.450 doses na manhã desta segunda-feira (5). 

A Capital estava sem vacinas para continuar a aplicação da 1ª dose, enquanto o Estado reservava cerca de 49 mil doses que seriam destinadas ao estudo realizado em 13 cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul, onde toda a população adulta será imunizada.

Em entrevista ao Jornal Midiamax no domingo (4), o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, José Mauro Filho, disse que não era coerente que o Governo do Estado deixasse doses guardadas enquanto a Capital não tinha vacinas para prosseguir com a campanha.

No entanto, a situação mudou pela manhã e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou a distribuição de 20 mil doses remanescentes da vacina Janssen aos 66 municípios que não fazem parte do estudo. Com isso, Campo Grande recebeu 7.450 doses a mais da vacina da Janssen.

O secretário José Mauro Filho comentou que, como a estratégia para vacinação nesta segunda (5) já havia sido definida, a aplicação da 1ª dose retorna somente na terça (6). “Vamos distribuir para unidades à tarde, para amanhã conseguir abrir para um novo público. São poucas, vamos utilizar em unidades de saúde e, no máximo, um ou dois drive-thrus. Se abrir os quatro drive-thrus, a população da periferia fica sem vacina”, explica o secretário. (*Com Mylena Rocha)

Anvisa propõe suspensão de vacinação de grávidas com Janssen

Em documento publicado na última sexta-feira (2), a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propôs suspender a aplicação das vacinas da Janssen em grávidas, assim como a AstraZeneca/Oxford. A recomendação é que as gestantes recebam a Coronavac, ou o imunizante da Pfizer.

Em Mato Grosso do Sul, apenas quatro gestantes receberam dose do imunizanteConforme dados do vacinômetro da SES (Secretaria Estadual de Saúde), três grávidas em Campo Grande e uma em Fátima do Sul receberam a dose única da Janssen. 

Em maio a agência sugeriu a retirada da vacina da AstraZeneca para esse grupo após uma gestante no ter desenvolvido trombose. Agora, a Anvisa adicionou a fórmula da Janssen à lista de restrições. A suspensão foi feita para evitar casos de trombose e formação de coágulos sanguíneos, efeitos adversos considerados muito raros após a vacinação com fórmulas com vetor adenoviral.

O órgão pede ainda que seja criado um sistema para identificar casos suspeitos da reação. Os sintomas mais comuns são falta de ar, dor no peito, inchaço ou dor nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça grave e persistente, visão turva, confusão, convulsões, manchas vermelhas no corpo, hematomas ou outras manifestações no local da injeção. Pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar serviço médico.

No novo comunicado, a agência lembra da importância da vacinação e que os imunizantes citados são seguros e devem ser aplicados na população em geral. “A Anvisa reforça a relação benefício-risco favorável das vacinas contra Covid-19 autorizadas para uso no país, sendo essencial a continuidade da imunização da população”, diz o documento.

As gestantes estão no grupo de prioridades para a vacina contra a Covid-19 desde abril. Segundo a Fiocruz, a taxa de letalidade entre as grávidas é de 7,2% – na população geral, o índice é de 2,8%. Até o final de junho, 1.156 gestantes faleceram em consequência da infecção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Últimas Notícias

Trânsito

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Rapaz se apoiava em uma corda na carroceria, mas perdeu o equilíbrio e caiu ao chão

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda