Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cidades de MS que já estiverem com doses devem começar vacinação às 8h de terça, diz SES

O secretário estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, informou no início da tarde desta segunda-feira (18) que a vacinação começa, oficialmente, às 8h desta terça-feira (19), nas cidades que já tiverem recebido as doses. Conforme o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado recebeu 158.766 doses, sendo que 91 […]
Arquivo -

O secretário estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, informou no início da tarde desta segunda-feira (18) que a vacinação começa, oficialmente, às 8h desta terça-feira (19), nas cidades que já tiverem recebido as doses.

Conforme o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado recebeu 158.766 doses, sendo que 91 mil serão para imunizar indígenas aldeados e outras 61 mil para o restante da população. A remessa já conta com a aplicação da 2ª dose – que deve ser feita em até 28 dias após a primeira. Assim, nesse primeiro momento, serão imunizadas cerca de 76 mil pessoas em todo MS.

Resende destacou que ainda não tem o número exato de doses que serão enviadas para cada município. Semana passada, o secretário municipal de saúde de , José Mauro, havia informado que pelas contas da secretaria, o município deveria receber algo em torno de 30 mil doses.

A previsão do secretário é que, assim que as doses cheguem a Campo Grande, seja iniciado o plano de distribuição, que conta com apoio dos bombeiros, PM e Polícia Civil. O prazo é de que entre 24h e 48h todos os demais 78 municípios de MS recebam as doses. “Já foi montado o itinerário. As equipes sabem onde vão pegar e deixar as vacinas”, pontuou Resende.

“Estou com sentimento de dever cumprido. Estamos construindo um momento muito importante para a saúde pública do país. Em diversos momentos tivemos falar fortes, pois estávamos vendo que uma parcela da população não estava contribuindo”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Prioridade

Essas primeiras doses serão utilizadas para imunizar profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate da pandemia, como os que atuam nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em hospitais que recebem pacientes com Covid-19 e para idosos asilados (em asilos públicos e particulares).

O primeiro a ser vacinado em MS ainda não foi definido, mas sabe-se que será um profissional da saúde da linha de frente que trabalha no HRMS ( Regional de Mato Grosso do Sul) – o hospital referência para tratamento da doença no Estado.

Ele será vacinado ainda nesta segunda-feira em ato simbólico, que também terá a vacinação de um idoso do Asilo São João Bosco e de um , conforme planos do governo.

Conforme Resende, o ministro da saúde, , informou que na semana que vem irá distribuir mais 3 milhões de doses de vacina no país. A quantidade que chegará ao Estado ainda não foi definida.

Por fim, o secretário informou que a imunidade de rebanho só deve ser alcançada num prazo de 6 a 8 meses e que, até lá, as pessoas devem continuar mantendo todos os cuidados de saúde como uso de máscara, distanciamento e medidas de higiene.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued