Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Colapso muito próximo’: MS registra o maior número de internados desde início da pandemia

Com 712 pacientes internados, Mato Grosso do Sul registrou o maior número de ocupação de leitos desde o início da pandemia de coronavírus.
Arquivo -

Com 712 pacientes internados, registrou nesta sexta-feira (5) o maior número de ocupação de leitos desde o início da pandemia de coronavírus. Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde, o secretário demonstrou preocupação com o cenário da pandemia e disse que o colapso na saúde pública pode se tornar uma realidade em MS. 

“Estamos vivendo o momento mais crítico de todo o período da doença. Já temos, de fato, um colapso muito próximo”, disse Resende. Conforme boletim epidemiológico desta sexta-feira (5), as taxas de ocupação de leitos chegam a 92%, que é o caso da macrorregião de Campo Grande, que inclui 34 municípios. No caso da Capital, há hospitais lotados, como aconteceu com o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), que é referência no tratamento da doença no Estado. 

A secretária adjunta Crhistinne Maymone pediu a colaboração da população e apelou para que todos fiquem em casa no fim de semana. “A situação se agravou na última semana, contra fatos e dados não há argumentos. Foi semana de aumento de média móvel de tudo: casos confirmados, óbitos, leitos, hoje estamos com maior leitos ocupados de toda a pandemia e também tivemos aumento de mobilidade urbana”, comentou.

Por sua vez, o secretário Geraldo Resende deu um exemplo para mostrar a gravidade da situação em MS. Diante da falta de leitos na região sul do Estado, um paciente de só conseguiu vaga em hospital de , ou seja, teve que viajar mais de 400 km para ser transferido. 

Resende ainda comentou que, mesmo que sejam habilitados novos leitos, faltam profissionais. Ele afirma que faltam médicos, , terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além disso, ele frisa que os profissionais estão exaustos. “Ao sair de suas casas e arriscarem suas vidas, passam nas ruas e veem aglomerações aos montes, vídeos de festas clandestinas, jovens teimando em não usar máscaras. Eles, lógico, se questionam: ‘por que vou expor minha vida, da minha família, se a população não dá a contribuição?’”. O secretário comenta que há profissionais se negando a participar dos plantões. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

‘Guarda da natureza’: lobo-guará é flagrado ‘furtando’ cone de trânsito em MS

Paraguai vai sediar maior feira de aves da América do Sul em 2026

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

carga

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Atividades fazem parte da programação da Feira do Bosque da Paz, que ocorre todo 3º domingo do mês

Política

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Confira o resumo do que foi pauta no cenário político com o Jornal Midiamax

Famosos

Rainha da Grande Rio, Virgínia exibe unha machucada após ensaios: ‘Dei a vida’

Influenciadora gerou polêmica por 'samba duvido' no início da coroação da escola

Trânsito

BR-163 tem ‘pare e siga’ com três km de lentidão durante obras em Bandeirantes

Esta é a única ocorrência nos mais de 840 km de extensão da rodovia