Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 29 casos em menos de 3 meses, Dourados intensifica campanha contra tuberculose e hanseníase

Com base em dados do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), a Prefeitura de Dourados afirma que está intensificando as ações de combate às duas doenças, que estão entre  as mais infecciosas e mortais do mundo. Dados da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) indicam que em 2020, Dourados registrou 140 casos e uma […]
Arquivo -
hanseníase
Diagnóstico de hanseníase (Divulgação)

Com base em dados do CRTH (Centro de Referência em e Hanseníase), a Prefeitura de afirma que está intensificando as ações de combate às duas doenças, que estão entre  as mais infecciosas e mortais do mundo.

Dados da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) indicam que em 2020, Dourados registrou 140 casos e uma taxa de cura de 86%. Quanto a hanseníase foram 24 casos, com 93% de cura. Já em 2021, foram 25 casos de tuberculose e 4 de hanseníase.

Em ambos os casos, o tratamento é feito com antibióticos específicos, com duração entre seis e doze meses, e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS.

“O CRTH realiza a ação com o objetivo de alertar a população sobre as complicações causadas por estas doenças e também intensificar as atividades de prevenção e diagnóstico nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, explicou o secretário interino de saúde, Edvan Marcelo de Moraes.

Segundo o secretário, se alguém tiver qualquer um dos sinais ou sintomas, deve procurar a unidade de saúde e solicitar uma avaliação.  Ele lembra que as unidades de saúde do Santo André, Cachoeirinha e Vila Índio não participarão da campanha, por serem Unidades Sentinelas para Covid-19.

A tuberculose é uma doença infecciosa, se negligenciada causa grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes. Seus principais sintomas são: Tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais; perda de apetite; emagrecimento e cansaço; febre vespertina; sudorese noturna e dor torácica.

Vacina

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

Já a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen, que também é transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro).

Os principais sinais e sintomas são: Manchas hipocrômicas (diminuição de cor), áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para dormência e aparecimentos de caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

A hanseníase tem tratamento e cura, mas a falta de cuidados pode resultar em sequelas graves. As incapacidades físicas provocadas pela doença são as que mais determinam a exclusão social dos pacientes. “Nosso foco é proporcionar um tratamento mais eficaz e interrompendo o quanto antes a cadeia de transmissão destas duas doenças em nosso município”, pontuou o secretário interino de saúde.

Foto: Thiago Silva

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued