Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com expectativa de imunizar 6,6 mil, vacinação na segurança pública começa com filas e felicidade

São 3,3 mil servidores de Campo Grande e 3,3 mil do interior que devem ser vacinados na primeira fase
Arquivo -

Começou neste sábado (3), a vacinação dos profissionais da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. De acordo com a (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a expectativa é de que 6,6 mil servidores sejam vacinados na primeira fase. Assim, os primeiros imunizados contra Covid-19 comemoram e esbanjam felicidade após esperarem na fila para aplicação da dose.

Os primeiros a serem vacinados são servidores que atuam em . Neste sábado (3), a imunização acontece na Cassems em formato de Drive Thru, para profissionais efetivos e ativos da Sejusp, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar. Desde às 7h30, servidores fazem fila de veículos para serem vacinados.

Apesar da extensão da fila, o trânsito flui normalmente na região do Parque das Nações Indígenas e a vacinação segue organizada.
Já os servidores federais da Segurança, como policiais federais e policiais rodoviários federais, podem ser vacinados na Seleta, neste sábado (3) também. No domingo (4), está prevista a vacinação da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande e profissionais da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, são 11.700 servidores ativos deste setor em todo o MS. Em Campo Grande são sete mil profissionais ativos.

Assim, ele explica que na primeira fase serão vacinados contra Covid-19 3,3 mil na Capital e outros 3,3 mil no interior do Estado. “A expectativa é que neste mês, todos os servidores ativos de MS estejam vacinados”, diz.

Felicidade da vacinação

Para o sargento da Polícia Militar, Fábio Nunes da Silva, a vacinação é sinônimo de alegria. “Estou feliz, pois, acho importante receber essa vacina. Somos da linha de frente e ficamos preocupados com a gente e nossa família”.

Fábio recebendo a primeira dose da vacina. Foto: Gabriel Neves.
Fábio Nunes recebendo a primeira dose da vacina. Foto: Gabriel Neves | Midiamax.

 

Ele explica que tem contato direto com familiares mais vulneráveis ao coronavírus e que vive preocupado em ser um possível transmissor. “Na minha família mesmo, tenho minha mãe de idade e esposa gestante que são de risco”, destaca.

Já o capital da Polícia Militar, Joézer Martins, agradece pela vacinação e diz se sentir mais seguro para continuar trabalhando. “A gente trabalha com o público, então precisamos estar seguros para passar segurança para as pessoas”. Ele que tem mais de 60 anos, é diabético e hipertenso, ficava apreensivo durante o trabalho antes da imunização. “Agora me sinto mais seguro para continuar meu serviço sem pensar tanto na Covid-19”.

Vacinação estratégica

Os servidores da Segurança estão sendo vacinados com a Astrazeneca, imunizante produzido no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Valério explica que a vacina foi escolhida por causa do prazo de tempo maior para a aplicação da segunda dose. “Assim a logística fica mais fácil”, destaca.

Em Campo Grande, os guardas municipais serão vacinados de acordo com a atuação deles. Ou seja, quem atua diretamente nas ruas, será imunizado primeiro. O critério foi adotado pelo fato dos servidores deste setor serem jovens. “Não dá para a gente dividir a guarda por idade porque eles são muito novos. Mas só eles serão assim”, destaca o secretário.

Outros servidores estão sendo vacinados de acordo com a idade e grupos de risco, como os de comorbidades. Assim, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública de MS, Ary Carlos Barbosa, destaca que havia cobrança da vacinação deste público.

“Todos cobravam da gente essa vacinação, pois, nós servidores da segurança não paramos mesmo com a pandemia e temos 1,5 mil servidores infectados. É muito importante a chegada da vacina no nosso grupo”, comenta. De acordo com ele, entre os servidores ativos que foram infectados, dois da Polícia Civil, cinco da PM, dois da e dois do Corpo de Bombeiros faleceram por causa da Covid-19. “Se fôssemos contar os aposentados seria muito mais vítimas”, lembra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria