Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 3 mil mortes, MS tem 14ª maior índice de mortalidade no país

Mato Grosso do Sul chega a 3.024 mortes registradas por coronavírus desde o início da pandemia. Com isso, o estado tem uma taxa de mortalidade de 108,4 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. O número coloca MS como o 14ª estado no ranking das […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul chega a 3.024 mortes registradas por coronavírus desde o início da pandemia. Com isso, o estado tem uma taxa de mortalidade de 108,4 óbitos por a cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. O número coloca MS como o 14ª estado no ranking das maiores taxas de mortalidade do Brasil. 

Conforme dados atualizados pelo Ministério da Saúde na noite de domingo (7), MS tem a menor taxa de mortalidade do Centro-Oeste. Enquanto MS tem 108,4 mortes por coronavírus a cada 100 mil habitantes, Goiás tem a taxa de mortalidade em 109,8, Mato Grosso tem taxa de 149,9 e o amarga o primeiro lugar na região, com 153,2 óbitos a cada 100 mil moradores.

O estado do Amazonas, que vive uma colapso na saúde pública, tem a maior taxa de mortalidade do país: 217,2 mortes a cada 100 mil moradores. Em segundo lugar, está o , com taxa de mortalidade de 177,2; em terceiro o Distrito Federal, com 153,2; em quarto o Mato Grosso, com 149,9 e em quinto lugar o Espírito Santo, com 149,2. Os estados com as menores taxas de mortalidade são: Maranhão (67,5), Bahia (69,7) e (75,3).

Há uma diferença entre taxa de letalidade e de mortalidade. A taxa de letalidade é um parâmetro usado para medir a gravidade do coronavírus. A taxa representa a porcentagem de pacientes infectados que morreram. Ou seja, a letalidade mede a chance de uma pessoa morrer em consequência da Covid-19. Já o índice de mortalidade mede a chance de uma pessoa sem a doença se infectar e depois morrer.

Apesar de não estar no topo do ranking de mortalidade, Mato Grosso do Sul ainda tem um longo caminho a enfrentar para superar a pandemia de coronavírus. Durante as lives da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a secretária adjunta Crhistinne Maymone tem alertado sobre o perigo da nova cepa do coronavírus. Mesmo com a chegada da vacina, a população deve continuar com o distanciamento social, uso de máscaras e cuidados com higiene pessoal.

Homens e idosos são maioria das mortes registradas

Dados da SES mostram que a grande maioria dos óbitos por coronavírus registrados em Mato Grosso do Sul é de idosos, já que eles fazem parte do grupo de risco e são mais vulneráveis às formas graves da doença. Das 3.024 mortes registradas, 75,9% eram de pacientes com 60 anos ou mais. 

Os homens são maioria entre os óbitos registrados, com 54,8%. Já as mulheres representam 45,2% dos óbitos. Além disso, os dados ainda mostram que os homens apresentam uma taxa de letalidade maior, de 2,1%. Já as mulheres têm 1,5% de letalidade pelo coronavírus. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sua rua está na lista? Prefeitura de Campo Grande abre licitação para asfaltar Residencial Botafogo

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Últimas Notícias

Mundo

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Falhas na Amazon Web Services, a nuvem da Amazon, deixaram serviços fora do ar

Transparência

Dourados amplia atendimentos à população migrante com o ‘Projeto Bienvenido’

Ação é custeada com recursos do Governo Federal

Polícia

Após reclamação de moradores por falta de iluminação, prefeitura faz manutenção em poste

Poste fica no cruzamento onde motociclista faleceu na noite desse domingo (19)

Transparência

Empresa vence licitação de R$ 4,7 milhões para concluir asfalto no Bosque das Araras, em Campo Grande

Obras serão concluídas com saldo remanescente