Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com perigo na divisa com estados, MS analisou 550 casos suspeitos para variante delta

Chegada da nova cepa pode ameaçar planos de retomada econômica no Estado
Arquivo -

Já presente em estados que fazem divisa com , a variante delta já causou pelo menos 21 mortes de pacientes no país e tem preocupado as autoridades de saúde. Em MS, a nova cepa ainda não foi confirmada, mas 550 amostras de pacientes já foram analisadas. A variante de origem indiana é mais transmissível que as outras cepas e tem causado problemas mesmo em países com maioria da população vacinada, como os Estados Unidos. 

Dados obtidos com a Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 550 casos foram analisados para a variante delta, mas nenhum foi confirmado. Ao todo, 431 amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) ainda realizou parceria com o laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e encaminhou 119 amostras para sequenciamento. 

Com a proximidade da variante, que pode ameaçar o plano de retomada econômica, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, continua afirmando que o plano de MS é o de vacinar o máximo de pessoas possível. 

“Avançar na ção é o principal método para evitar que a variante delta chegue a Mato Grosso do Sul. E, se chegar, que tenhamos a população imunizada. Acredito piamente que o trabalho em Mato Grosso do Sul, que nos coloca em primeiro lugar na imunização, vai fazer com que ela [variante] possa encontrar nossa gente preparada”, disse, na manhã desta terça (3). 

Resende comentou sobre a celebração de convênios para que o Estado possa fazer a análise das variantes sem precisar encaminhar amostras para São Paulo. “Para que tenhamos em Mato Grosso do Sul um laboratório e, assim, não necessite buscar fora do estado o sequenciamento completo dessas variantes que possam estar circulando em MS”. 

Preocupação com variante delta e lockdown na divisa

Há poucos dias, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) demonstrou preocupação com a variante Delta, principalmente nas cidades que fazem divisa com outros estados. A nova cepa começa a cercar MS e já está presente nos estados vizinhos, como Goiás, São Paulo e Paraná. 

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, tem reforçado que, mesmo com o avanço da vacinação, o coronavírus continua presente em Mato Grosso do Sul. “A preocupação maior é porque nos estados vizinhos já existe a variante delta, em São Paulo, Goiás e no Paraná. Temos aí um percentual expressivo de casos novos em cidades perto das fronteiras com esses estados”, ressaltou durante live no dia 23 de julho. 

Além disso, o município de Chapadão do Sul, que faz divisa com Goiás, chegou a determinar por um período de quatro dias. No documento, até mesmo os supermercados deveriam fechar as portas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado