Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Com plenário lotado, audiência sobre Passaporte da Vacina começa ‘quente’ na Câmara

Manifestantes gritam palavras de ordem ostentando faixas e cartazes contra e a favor da eventual lei
Arquivo -
Plenário da Câmara Municipal
Plenário da Câmara Municipal

Começou ‘quente’ a audiência pública promovida pela Câmara Municipal de para discutir a necessidade do Passaporte da Vacina, documento que comprova a adequação de uma pessoa à vacinação e que seria utilizado para entrar em lugares fechados ou eventos específicos.

Do lado de fora, na Avenida Ricardo Brandão tem até carro de som. Do lado de dentro, o plenário está lotado com pessoas gritando palavras de ordem e ostentando faixas e cartazes contra e a favor da eventual lei. Os que são contra gritam a palavra “liberdade”, já os que são a favor gritam “vacina”.

Segundo o empresário Rafael Tavares, de 33 anos, também líder do movimento EnDireita MS, o Passaporte da Vacina não pode virar obrigação.   

[Colocar ALT]
Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho (Foto: Ranziel Oliveira)

“O primeiro ponto é que o Estado não pode impor uma vacina de forma obrigatória, ainda mais se tratando de uma em fase de testes. Ela não previne a contaminação, se ela não previne, essa justificativa não passa. O que tomou já está imune, mas ele não vai deixar de pegar. Porém, se ele já tomou ele não precisa obrigar o colega a tomar”.

Todas as vacinas aplicadas no Brasil foram aprovadas pela (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e passaram pelos testes mínimos impostos pelo órgão federal. Também há consenso da comunidade científica internacional, inclusive com repetidas manifestações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que a vacina é o meio mais eficaz de combate à Covid.

A vereadora Camila Jara (PT) disse que é a favor do passaporte. “Eu entendo que é um meio de incentivar as pessoas a se vacinarem, aqui no estado está avançando, mas se for olhar em números, 400 mil pessoas não se vacinaram, essas pessoas podem contrair e desenvolver uma variante perigosa”.

Também presente na audiência, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, disse que, pelo menos no entendimento do Poder Municipal, não é hora de ficar contra ou a favor.

“Nós estamos participando de um processo de discussão nesse momento, não é hora de ser a favor ou contra, é hora de discutir com dados. Campo Grande está com 85% da população acima dos 18 anos vacinada, isso nos dá uma tranquilidade”.

Porém, o secretário deixou escapar o que talvez seja o entendimento da Prefeitura. “Eu acredito que pode ser criada uma lei que não tem eficiência na prática”, se referindo à lei que estabelece o Passaporte.

Encabeçada pelo vereador Ayrton Araújo do PT, a audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Camila Jara (presidente), Júnior Coringa (vice), Valdir Gomes, Clodoilson Pires e Ademir Santana.

Veja vídeo de manifestantes discutindo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Sem ônibus, a cidade para’: população cobra fim do Consórcio Guaicurus após paralisação em Campo Grande

Motorista de aplicativo é flagrado com um quilo de pasta base de cocaína em Dourados

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

Lula chega à Indonésia para giro asiático e reunião com Trump

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o ‘conforto dos usuários’

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

‘Consórcio Guaicurus quer pressionar e usa população como massa de manobra’, diz Beto Avelar

Últimas Notícias

MidiaMAIS

O que é padel? Saiba tudo sobre a nova modinha que já virou febre em Campo Grande

Esporte é praticado entre duas duplas, em quadra fechada

Famosos

Tema de ‘mêsversário’ do filho de Thiaguinho causa polêmica: ‘Inapropriado’

Thiaguinho e Carol Peixinho deram o que falar com o tema escolhido para celebrar o primeiro mês de vida de Bento; entenda

Política

Ainda em recuperação de cirurgia, Pedrossian Neto retorna às sessões na quinta-feira

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Pedrossian Neto (PSD) ainda está afastado das atividades parlamentares depois de passar por cirurgia para retirar a tireoide. A cirurgia ocorreu na última quinta-feira (16). Ao Jornal Midiamax, o parlamentar afirmou estar se recuperando bem e retoma às sessões na próxima quinta-feira (23). Após passar por cirurgia, … Continued

Trânsito

Caminhonete atinge carro ao realizar manobra de ré no Jardim Tijuca

Colisão envolveu caminhonete Ranger e um carro Chevrolet Spin por volta das 7h30