Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com previsão de pancadas de chuva no fim se semana, Imasul alerta para risco de enchentes em MS

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para o risco de enchentes dos rios no Estado. A previsão é de mais chuvas durante o fim de semana. Os níveis dos rios Miranda e Aquidauana subiu mais do que o esperado durante […]
Arquivo -

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta para o risco de enchentes dos rios no Estado. A previsão é de mais chuvas durante o fim de semana.

Os níveis dos rios e subiu mais do que o esperado durante a semana. O monitoramento aponta que na região pantaneira era esperado 145 milímetros, porém, atingiu 305 mm; no sudoeste choveu 350 mm, o previsto era de 180 mm; no sul choveu 250 mm e era esperado 200 mm; na região central choveu 280 mm, esperado era de 230 mm; norte choveu 210 mm, esperado 250 mm; e no bolsão: choveu 230 mm, esperado 300 mm.

As equipes do instituto e Defesa Civil informaram que vão estar de plantão monitorando o transbordamento dos rios no Estado. Com o grande volume de água, o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, explica que o nível dos rios subiu mais do que esperado.

“O transborda na cidade chegando a 7 metros, até hoje pela manhã ainda estava em 5,29 metros, porém a tendência é de chuvas. Já a situação do é mais preocupante. Esse rio começa a transbordar na cidade com 8 metros e já estava com 7,80 metros pela manhã”, disse

As leituras dos níveis dos rios colhidas às 7h, apontam que o rio Miranda, no ponto em que cruza a estrada MT-738, subiu mais de dois metros em dois dias. Estava com 7,61 metros no dia 20, passou para 8,66 metros ontem (21) e hoje atingiu 9,75 metros. Nesse trecho o rio atinge situação de emergência acima de 6,5 metros, portanto o Aviso de Evento Crítico já foi emitido dia 19.

Desse ponto até chegar à cidade de Miranda as águas demoram cerca de cinco dias, avalia Sampaio. O nível do rio no ponto em que atravessa a cidade estava com 5,23 metros de volume de água hoje pela manhã, que era de 4,71 mm, mas a chegada desse volume elevado de água que desce o rio pode provocar o transbordamento nos próximos dias.

O rio Aquidauana também está com seu leito subindo rapidamente. Passou de 6,03 metros no dia 20 para 6,53 metros na quinta-feira (21) e hoje já chegava a 7,74 metros pela manhã. Ao atingir 8 metros o rio entra em situação de emergência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Defensoria garante reativação do plano de saúde de adolescente com paralisia

Governo Federal entrega de 33 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Costa Rica

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

transporte coletivo

Com Frente em Campo Grande, transporte coletivo gratuito volta ser discutido na Câmara dos Deputados

Últimas Notícias

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued

Polícia

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Ele entrou e pediu para ela trocar uma nota de R$ 20

Brasil

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Fundação Procon de São Paulo enviou notificações para as empresas Azul, Gol e Latam

Economia

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

O dólar fechou em queda firme nesta sexta-feira, 17, marcada pela retomada do apetite ao risco no exterior, na esteira de acenos de autoridades americanas à China e menor preocupação com o mercado de crédito privado nos EUA. Divisa que mais sofreu com o aumento das tensões comerciais no fim da semana passada, o real … Continued