Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coxim libera eventos e abertura de ranchos; toque de recolher passa para as 23h

Capacidade dos locais de turismo e de eventos será limitada a 40% da lotação máxima, conforme decreto que já está em vigor
Arquivo -
Tradicional Festa do Peixe de Coxim vai voltar a acontecer
Tradicional Festa do Peixe de Coxim vai voltar a acontecer

Decreto publicado nesta sexta-feira (9) e assinado pelo prefeito Edilson Magro (DEM) autoriza a abertura de ranchos, pousadas e similares em –a 260 km de –, bem como a realização de eventos com lotação máxima de 40% da capacidade do local. O município também fixou o início do para as 23h, uma hora mais tarde do que estava em vigor até a noite passada.

A medida entrou em vigor cerca de 48 horas depois de o (Programa de Saúde e Segurança na Economia), do Governo do Estado, colocar o município na bandeira Laranja (Grau Médio, que libera atividades não essenciais de baixo e médio risco de contágio pela Covid-19). Antes, Coxim estava na bandeira vermelha (Grau Alto). 

O decreto 607/2021, da , focado nas medidas para enfrentamento da pandemia de coronavírus, reitera a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais e empresariais e espaços públicos do município. No entanto, flexibiliza uma série de restrições e autoriza a retomada de alguns setores do turismo.

Desde esta sexta-feira, está autorizado o funcionamento de ranchos, pousadas e similares, seja para o turismo (pesca, passeios etc.) ou para o “day use” –locação particular dos espaços. Porém, tais estabelecimentos devem obrigatoriamente seguir as recomendações da nota técnica SMSP/Gevisa (Secretaria Municipal de Saúde Pública/Gerência de Vigilância Sanitária) 1/2021, que trata das regras de biossegurança para o turismo, ecoturismo e contemplação.

As normas incluem a redução da capacidade de hospedagem e atendimento a 40% dos leitos fixos (com a permanência de pessoas definida conforme a proporcionalidade de leitos); comunicação prévia em até 5 dias da locação destinada ao turismo; uso de materiais impermeáveis em colchões e travesseiros e proibição do fornecimento de materiais de cama, mesa e banho; cadastr prévio dos hóspedes; e desinfecção dos locais.

Já estabelecimentos que atuam no day use devem limitar a lotação a 20 pessoas, entre outras restrições.

A Prefeitura de Coxim autorizou a realização de eventos, desde que seja mantida a lotação máxima de 40% da capacidade do local, distanciamento de mesas de 2 metros e entre os frequentadores de 1,5 metro (com demarcação nos locais de fila); uso obrigatório de máscara e fornecimento de álcool em gel; além de obediência ao toque de recolher.

Todos os eventos devem ter um protocolo de biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária de Coxim com antecedência mínima de 15 dias da data.

O toque de recolher passa a ser obrigatório das 23h às 5h, não sendo aplicado a alguns serviços –como os de Saúde e transporte, fornecimento de alimentos e remédios via delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de combustíveis e serviços mecânicos e de socorro nas principais rodovias (BR-163, BR-359 e MS-223), indústrias, restaurantes nas rodovias e estabelecimentos de hospedagem e seus congêneres.

Hipermercados, supermercados, mercados e congêneres, exceto as conveniências, também não estão inseridos no toque de recolher.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pantanal desmatamento tce

Trabalhador morre após cair de caminhão em movimento e ser atropelado no Pantanal

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Semirreboque se solta e atinge monumento do portal de entrada em Corumbá

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Últimas Notícias

Brasil

Explosão residencial mata duas pessoas e deixa feridos em bairro de Olinda

Informações são de que 12 moradores estavam no local no momento da explosão

Trânsito

Familiares e amigos de Denner lamentam morte de jovem durante capotamento na MS-430

Jovem foi sepultado na manhã deste domingo, em São Gabriel do Oeste

Mundo

Roubo cinematográfico no Louvre: o que se sabe sobre o ataque que levou joias inestimáveis?

Após os roubos, os criminosos fugiram em scooters, deixando o local rapidamente

Famosos

Jorge e Mateus causam comoção ao anunciarem pausa na carreira: ‘Chorando’

No 'Viver Sertanejo', Jorge e Mateus deram mais detalhes a respeito do período sabático, sem shows