Pular para o conteúdo
Cotidiano

Destaque nacional no agronegócio, MS tem 6ª maior frota de aviões agrícolas do país

Veja como se tornar piloto aeroagrícola, profissão com potencial de crescimento
Arquivo -

Mato Grosso do Sul é um estado com economia voltada para o agronegócio, com destaque para a produção de e milho, além de ter uma dos maiores rebanhos de cabeça de gado do país. Assim, a utilização da aviação agrícola é importante para o desenvolvimento da atividade. Então, das 2.352 aeronaves que prestam esse tipo de serviço, 133 estão localizadas no Estado.

Conforme dados do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), os estados com maior número de aviões que prestam serviços aeroagrícolas são: Mato Grosso (550), (421), São Paulo (333), Goiás (299) e Paraná (147). Houve crescimento de 3,16% na frota de aviões agrícolas no país em 2020, com aumento da produção das commodities no campo. 

O balanço feito pelo ex-diretor da Sindag e consultor Eduardo Cordeiro de Araújo mostra que 2020 terminou com 1.459 aeronaves agrícolas pertencendo a empresas que fazem o trato de lavouras para os produtores rurais – os chamados operadores de Serviço Aéreo Especializado (SAE). O número representa um incremento de 38 aparelhos durante o ano. Ao mesmo tempo, 869 aeronaves estão com os chamados operadores privados (categoria TPP, segundo a Anac), que são fazendeiros, cooperativas ou usinas que têm seus próprios aviões – crescimento de 34 aviões e helicópteros. Os 24 aviões restantes na conta são de governos ou autarquias federais ou estaduais, além de protótipo e aeronaves de instrução.

O levantamento revela a tendência da volta do helicóptero ao mercado de aviação agrícola, pois de 2019 para 2020 houve aumento de 16 para 21 aparelhos após 40 anos ausente. Principalmente em áreas de terreno acidentado e com mais obstáculos ou sem pista de pouso a curta ou média distância, já que o equipamento pode pousar inclusive sobre o caminhão da equipe de apoio.

Quais serviços são realizados?

Entre os principais serviços realiizados por aviões agrícolas estão como semeadura, aplicação de agrotóxicos (químicos e biológicos) para proteção das lavouras, povoamento de rios e lagos com peixes e combate a incêndios florestais.

As principais razões pelos produtores utilizarem esse tipo de serviço são:

  • A terceirização do serviço permite que a semeadura seja realizada sem ocupar mão-de-obra da fazenda, que geralmente está sendo empregada na colheita de grãos;
  • A rapidez da técnica aérea possibilita disponibilizar grandes áreas em poucas horas de aplicação;
  • Com aeronaves é possível realizar a “sobre-semeadura”, lançando novas sementes antes da colheita das lavouras de grãos.

Combate a incêndios

Empresas de aviação agrícola constantemente são contratadas para realizar combate a incêndios florestais. O serviço foi muito utilizado em 2020 em Mato Grosso do Sul, quando o foi atingido por queimadas.

Para formar um piloto de combate a incêndios, o Estado ou a União precisam que o profissional chegue a pelo menos 370 horas de voo para poder pilotar um avião agrícola com motor a pistão (de porte menor). Com o qual ainda precisaria treinar voo baixo e sobre terreno difícil até conseguir passar para um avião agrícola turboélice (de porte maior e que são os modelos mais usados contra as chamas). O que pode demorar mais de dois anos, mesmo com investimento constante em treinamento.

Aeronave agrícola realizando combate a incêndio florestal
Caption

 

Quer se tornar piloto de aviação agrícola em MS?

Pelo menos três turmas para formação de piloto aeroagrícola estavam agendadas para este ano em Mato Grosso do Sul, sendo que dois já foram realizados, confira abaixo:

Período previsto CURSO Local Nome da Entidade Telefone (s) E-mail Nº de disponíveis
JANEIRO  EXECUTOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CEAA) & COORDENADOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CCAA)* – MS AGADIR JHONATAN MOSSMANN (67) 996373032 (67) 999132487  [email protected]    15*
MARÇO  EXECUTOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CEAA) & COORDENADOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CCAA)* DOURADOS – MS AGADIR JHONATAN MOSSMANN (67) 996373032 (67) 999132488 [email protected]    15*
SETEMBRO  EXECUTOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CEAA) & COORDENADOR EM AVIAÇÃO AGRÍCOLA (CCAA)* DOURADOS – MS AGADIR JHONATAN MOSSMANN (67) 996373032 (67) 999132492 [email protected]    15*

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Presidente do Peru recusa a renúncia após protestos deixarem pelo menos 1 morto e 100 feridos

camara

Valorização dos administrativos da Educação será debatida na Câmara nesta sexta-feira

Rússia intensifica ataques contra a Ucrânia na véspera de encontro entre Zelensky e Trump

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Motorista de aplicativo tem carro roubado por dupla armada ao esperar corrida no Caiobá

Últimas Notícias

Esportes

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

Evento deste final de semana em Campo Grande conta com meia-entrada solidária e reúne astros do voleibol no ginásio Guanandizão

Famosos

Gracyanne Barbosa e João Vicente estão juntos? Após negação, ‘prova’ vem à tona

Gracyanne Barbosa e João Vicente de Castro estariam vivendo um romance às escondidas; veja a 'prova'

MidiaMAIS

Fim de semana tem Supercopa de Vôlei, Desapega CG e Festa do Padroeiro em Campo Grande

Confira eventos que acontecem em Campo Grande, neste fim de semana

Cotidiano

Dia da Vacinação: cobertura vacinal contra a covid-19 em bebês é de 3,12% em MS

Dados do Governo do Estado indicam que quatro vacinas estão abaixo da cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde