Pular para o conteúdo
Cotidiano

Energia elétrica mais cara faz custo de vida disparar e inflação chega a 4,58% no ano em Campo Grande

É a 5ª maior alta entre as capitais pesquisadas pelo IBGE
Arquivo -

A alta da energia elétrica foi a principal vilã da inflação de junho para . Conforme divulgado nesta quinta-feira (8), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) fechou o mês passado com variação de 0,66% em relação a maio. Assim, o acumulado de janeiro a junho já está em 4,58%.

O valor já está acima da meta do Banco Central, que é de 3,75%, e reflete o custo de vida mais caro que pode ser percebido no dia a dia.

O índice registrado em junho é o 5º maior do país entre as 16 capitais pesquisadas, ficando atrás de: (0,92%), (0,86%), (0,79%) e Rio Branco (0,78%).

Para o acumulado dos últimos 12 meses, Campo Grande tem o 2º maior índice do país: 11,38%, atrás apenas de Rio Branco (12,06%). 

O principal indicador que pesou no bolso das famílias foi a energia elétrica, principalmente com a entrada da bandeira vermelha patamar 2, acrescentando R$ 6,243 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Em relação à alimentação, o maior peso foi o preço das carnes, que continua em alta (1,32%) e já está, em média, 38,17% mais cara em um ano.

Os combustíveis tiveram alta de 0,87% e não impactaram tanto, pois o preço da gasolina teve leve alta, de 0,69%. Já na área da saúde houve reajustes dos planos particulares de 0,67%. 

Por fim, no quesito vestuário, o preço de calçados subiu 1,53% e de roupas masculinas 1,52%.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local