Pular para o conteúdo
Cotidiano

Energisa é cobrada por ‘apagões’ e deixar cidade em MS no escuro por mais de 48h

Vereadores de Costa Rica, município distante 398 km de Campo Grande, enviaram ofício ao presidente da Energisa – concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade – pedindo informações sobre sucessão de apagões e falta de energia que demorou mais de 48 horas para ser restabelecida. Conforme o documento, os vereadores também cobram o diretor […]
Arquivo -
Imagem ilustrativa (Reprodução)

Vereadores de , município distante 398 km de , enviaram ofício ao presidente da – concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade – pedindo informações sobre sucessão de apagões e falta de energia que demorou mais de 48 horas para ser restabelecida.

Conforme o documento, os vereadores também cobram o diretor da concessionária a adotar providências a fim de melhorar o atendimento da área rural do município.

Segundo relatado no ofício, no dia 04 de janeiro, houve um total em Costa Rica, que durou praticamente a tarde toda e afetou inteiramente as zonas urbana e rural do município. O mesmo episódio repetiu-se no dia 08 de janeiro, sexta-feira, quando novamente a cidade enfrentou um novo “apagão”, que também persistiu praticamente a tarde inteira.

Em ambas as ocasiões todo o comércio da cidade foi afetado e vários estabelecimentos chegaram a fechar duas vezes mais cedo na mesma semana ante a falta de nessas datas. A situação causou transtornos e prejuízos para a população como a ausência de sinal de celular na cidade, impossibilidade de uso do cartão de crédito/débito e da realização de serviços e tarefas que requerem o uso de energia elétrica, por exemplo.

Moradores da zona rural alegam que ficam sem energia por mais de 48h em diversas ocasiões, pois a Energisa demora para realizar a manutenção da rede elétrica que abastece sítios e fazendas do município, devido a interrupção do fornecimento de luz provocadas, principalmente, por chuvas e ventos.

‘Instabilidade’ em usina acarretou falta de energia, informou distribuidora

À reportagem, a assessoria da Energisa informou que a concessionária não havia sido formalmente notificada sobre o ofício expedido pela Câmara de Costa Rica.

Quanto às interrupções no fornecimento de energia que afetaram a região do município desde o fim de 2020, a distribuidora os atribui a um problema externo ao seu sistema: elas seriam resultado da instabilidade na usina que fornece eletricidade à Energisa que, por sua vez, a distribui.

Por conta da situação, foi acionado um plano de contingência secundário para a região, que é mais suscetível a problemas climáticos –como as chuvas intensas, ventos e raios que atingem o Estado desde o fim do ano passado. Ainda segundo a Energisa, manobras internas foram realizadas na usina fornecedora e a distribuição foi normalizada na região de Costa Rica. (Colaborou Humberto Marques)

*Matéria alterada às 13h15 para inserção do posicionamento da Energisa

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Mark Garten/ONU

Secretário-geral da ONU vê risco de novas guerras comerciais e alerta para tarifas em alta

Assembleia de MS terá quatro dias de ‘feriadão’ pelo Dia do Servidor Público

Paralisação dos ônibus refletiu no atraso de trabalhadores e na abertura do comércio

Quem foi eliminado do MasterChef Confeitaria? Marina, Johnlee e Léo disputaram prova

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

Onibus

Empresa pode abonar falta por causa de greve no transporte público? Advogada explica

Últimas Notícias

Política

‘Querem mais dinheiro público’, diz Maicon Nogueira sobre Consórcio Guaicurus

Vereador relata que sindicato é controlado pela empresa

Transparência

Vale atrasado dos trabalhadores representa apenas 8% do ganho mensal médio do Consórcio em 10 anos

Consórcio Guaicurus faturou em média cerca de R$ 180 milhões ao ano na primeira década do acordo bilionário

Polícia

Mulher que matou Solene asfixiada já quebrou o braço de companheira durante agressões

Suspeita usava tornozeleira eletrônica desde julho em decorrência de agressão

Cotidiano

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

Funcionamento dos ônibus do Consórcio Guaicurus foi paralisado devido a atraso salarial dos motoristas