Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Situação nunca registrada’: temporal com ventos de 100 km/h fez estragos em Mato Grosso do Sul

Cidades correm risco de desabastecimento de água e até estão sem sinal de telefonia
Arquivo -
Tempestade de areia transformou o dia em noite em Campo Grande
Tempestade de areia transformou o dia em noite em Campo Grande

Tempestade de areia, vendaval e queda de árvores no temporal que atingiu na tarde desta sexta-feira (15) fez a concessionária de energia do Estado, a , registrar número de ocorrências nunca visto na história da empresa em MS: mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica. 

“A Energisa informa que é uma situação nunca registrada em quase oito anos de concessão em Mato Grosso do Sul”, publicou a empresa, em nota. De acordo com o consórcio, todas as ocorrências são relacionadas ao temporal e o quantitativo equivale a 20 vezes mais casos em comparação com outubro do ano passado, início do último período de chuvas na região. A Energisa informou que os trabalhos das equipes para normalizar a energia na região seguem intensos.

“Destacamos que a Energisa aumentou em seis vezes a quantidade de equipes próprias e terceirizadas que atuam nos trabalhos em toda a concessão, inclusive profissionais de outros estados foram deslocados para ajudar nos trabalhos”, diz nota divulgada. 

A tempestade de areia registrada na tarde desta sexta, com rajadas de ventos de mais de 100 km/h, causou significativos estragos ao sistema elétrico em várias localidades, como a queda de árvores sobre a rede elétrica e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos.

Desde o dia 13 de outubro já foram contabilizadas 1.138.662 descargas atmosféricas. Com os trabalhos ininterruptos, a empresa reforça o compromisso de atuar com segurança a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os demais clientes atingidos.

Queda de árvores

O vendaval que atingiu a Capital derrubou 154 árvores, segundo balanço preliminar divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Além dos estragos estruturais, três pessoas acabaram feridas.

Em nota, os Bombeiros informaram que uma das pessoas feridas é uma adolescente, de 16 anos, que fraturou os membros inferiores. Na Avenida Afonso Pena, uma árvore caiu em frente a um shopping no sentido centro-shopping. Conforme apurado pela reportagem, outras duas árvores caíram na pista de acesso da Avenida Ceará com a Afonso Pena.

Uma árvore de grande porte caiu sobre um carro com passageiros na Avenida . A situação se repetiu na Mato Grosso, mas dessa vez o carro estava estacionado. 

Barco naufragado

Em Corumbá, uma embarcação naufragou no durante o vendaval e tempestade que atingiram MS, e a princípio sete pessoas estão desaparecidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A tripulação teria 21 pessoas.

O acidente teria ocorrido na região do Tagiloma, distante 5 km de Porto Geral. Ambulância e carros dos bombeiros aguardam a chegada dos passageiros resgatados na Prainha.

Tempestade de areia 

A tempestade de poeira atingiu a Capital depois das 14h com ventos que chegaram a 94,45 km/h, conforme medições divulgadas pelo meteorologista Natálio Abrão — havendo rajadas de 54 km/h e de 65,16 km/h, estas na região das Moreninhas.

Por volta das 15h, a nuvem de poeira reduziu para 800 metros a visibilidade em , forçando o Aeroporto Internacional de Campo Grande a ser fechado. Houve relatos de destelhamento e quedas de galhos e granizo — como na região do Lago do Amor. A chuva, por sua vez, caiu por poucos minutos.

A tempestade de poeira comprometeu o abastecimento de energia elétrica no município e, como consequência, o de água também foi atingido, segundo informou a Águas Guariroba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Suspeito de ferir a companheira com motosserra é preso e confessa

Últimas Notícias

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA

Esportes

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Equipe do vôlei masculino do Sada Cruzeiro treina a partir das 15h