Pular para o conteúdo
Cotidiano

Grávida na pandemia? Saiba quais os direitos assegurados para trabalhadoras gestantes

Lei garante que grávidas fiquem em home office durante todo o período da pandemia
Arquivo -

Com mais de um ano de duração, a pandemia é cenário de muitas gestações. Pensando nos riscos que essas mulheres sofrem diante do coronavírus, a Justiça brasileira garante que elas trabalhem de casa durante este período.

Implementada em maio, a Lei 14.151/2021 garante que todas as grávidas trabalhem de home office enquanto durar a pandemia. Desde o começo da pandemia, 16 mulheres com gestações de risco faleceram por causa da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Por isso, a lei garante o isolamento da grávida, assegurando a saúde da mulher e da criança em desenvolvimento.

O advogado trabalhista Diego Granzotto, que é presidente da comissão trabalhista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em MS, explica que a gestante pode trabalhar, ela só “não pode trabalhar dentro da empresa”.

Ele ressalta que a lei assegura para as mulheres grávidas o home office, para que ela trabalhe de casa. “Se ela não tem como trabalhar de casa, o salário dela deve ser mantido”, explica sobre situações em que a empresa não consegue garantir um ambiente de trabalho na casa da funcionária.

Mas uma coisa é certa: “a grávida tem estabilidade, ou seja, não pode ser demitida”. Então, com a Lei 14.151/2021, a gestante que é funcionária de uma empresa deve ficar em casa e não pode ser mandada embora. “O empregador tem que manter o trabalho, pagar o salário e deixar ela em home office”, garante Diego.

Outro ponto importante para as grávidas de plantão é que com a nova lei nenhum outro direito foi perdido. “Todos os direitos delas continuam garantidos”, afirma o advogado trabalhista.

Empresas que não liberarem e pagarem salário corretamente para grávidas podem ser multadas. Foto: Reprodução | Freepik.

 

Multa e alternativas

Caso a grávida seja mantida no sistema de trabalho presencial, a empresa pode levar multa ou até sofrer uma ação trabalhista. “A fiscalização do trabalho vai até a empresa e multa na hora. A multa depende muito do tamanho da empresa, pode ir de mil reais até milhões”, detalha Diego.

O advogado admite que a empresa acaba ficando sem muitas saídas para não ter prejuízos. Mas aponta que a melhor maneira de equilibrar a situação é usar de outras normativas instauradas durante a pandemia.

Uma alternativa para amenizar os impactos da nova legislação é utilizar o auxílio do para empresas que precisam afastar funcionários durante a pandemia. “A opção que a empresa tem é utilizar aquela extensão do contrato com a ajuda do Governo para pagamento dos salários”.

Esse é o caso do proprietário da Tentação de Utilidades, Neroaldo Amaral, que está com uma funcionária em home office por conta da gestação na pandemia. “Já foi providenciado o auxílio, porque até acabar essa pandemia ela fica em casa”, afirma o empresário.

“Ela está em casa desde que ficou sabendo, daí ela foi liberada por conta da pandemia”, explica. A mulher descobriu a há menos de um mês e já faz uso dos direitos garantidos por lei.

Como exigir os direitos

Já as grávidas devem exigir o direito do trabalho home office, pois, mesmo vacinada, corre o risco de ter complicações ou um quadro de risco da Covid-19 se for infectada. O especialista em leis trabalhistas garante que “a lei não distingue gestantes vacinadas ou não”.

Então, as dicas para quem está passando por uma gestação e é funcionária durante a pandemia são simples. “Ela pode ficar direto em casa, informando a empresa que não vai trabalhar presencialmente por causa da lei e informar a empresa que está à disposição para trabalhar em home office”, aconselha o advogado.

Isso porque a “grávida não é obrigada a ir para a empresa e não pode sofrer nenhuma penalidade por causa disso”. Caso o empregador não cumpra com o salário e outros direitos garantidos, a gestante pode fazer uma denúncia no Ministério do Trabalho ou procurar um advogado trabalhista.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

finados

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Moraes defende reabertura de investigação sobre participação de Valdemar na trama golpista

Últimas Notícias

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional

Famosos

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

"Muito mal agradecida", disse Gaby Spanic sobre quem não quer que vença o reality

Cotidiano

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Inscrições já estão abertas e projeto terá duração de outubro a dezembro deste ano

Consumidor

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Plataforma classificou a ação como 'infantil' e 'sensacionalista'