Pular para o conteúdo
Cotidiano

Infectologista diz que Governo de MS deveria ‘dar exemplo’ ao cancelar feriadão do Carnaval

Faltam poucos dias para o Carnaval e o Governo do Estado definiu na tarde desta quarta-feira (3) que não irá cancelar o ponto facultativo em Mato Grosso do Sul, diferente da prefeitura de Campo Grande, que manterá expediente normal nos dias do festejo a fim de evitar incremento nos números da pandemia. O cancelamento do […]
Arquivo -
(Foto: Minamar Junior / Arquivo Midiamax)
(Foto: Minamar Junior / Arquivo Midiamax)

Faltam poucos dias para o Carnaval e o Governo do Estado definiu na tarde desta quarta-feira (3) que não irá cancelar o ponto facultativo em Mato Grosso do Sul, diferente da prefeitura de , que manterá expediente normal nos dias do festejo a fim de evitar incremento nos números da pandemia.

O cancelamento do feriado foi uma sugestão da SES (Secretaria de Estado de Saúde), para evitar aglomerações e a transmissão do coronavírus. Todavia, o governador Reinaldo Azambuja () afirmou não acredita que a liberação dos 40 mil servidores influencie no aumento da contaminação e ignorou a orientação da SES.

Infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda afirma que o Governo do Estado deve dar o exemplo e fazer a sua parte na pandemia de coronavírus. Apesar de 40 mil servidores representarem um número pequeno em comparação com a população de MS, o infectologista explica que um dia normal de trabalho favorece menos aglomerações do que um dia de folga.

“Não tem impacto na transmissão, mas é importante qualquer gestor dar exemplo”, pontuou Croda.

Quando a SES recomendou cancelar o do Carnaval, o secretário disse que a medida seria importante para evitar aglomerações e que moradores deixem suas cidades e até visitem outros estados da federação, correndo o risco de propagação de nova cepa do vírus. “Um feriado prolongado agora só servirá para levar mais aglomerações. Lá atrás, desde a primeira onda, passamos por isso”, afirmou em entrevista na última quinta-feira (28). 

A preocupação neste momento da pandemia é que os servidores aproveitem o ponto facultativo em viagens a passeio ou aglomerações. O pesquisador da Fiocruz aponta que viagens favorecem a contaminação pelo coronavírus.

“Qualquer viagem favorece mais a transmissão porque tem novos contatos. Acho que diminui transmissão de forma ampla”, disse sobre a recomendação da SES em cancelar o ‘feriadão’.

Cidades do interior avaliam cancelar feriado

A Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) ainda avalia o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval (nos dias 15, 16 e manhã do dia 17). “Ainda não conversei com a direção executiva, não tomamos uma decisão. Mas estamos em discussão. Devemos seguir o Estado”, disse o presidente Valdir Júnior (PSDB). 

No entanto, ele acredita que, eventual decisão do Governo de MS, não deve, necessariamente, se sobrepor aos decretos municipais. Isso porque, se houver manutenção da folga por parte do Executivo, a medida abrangerá servidores estaduais, enquanto os municipais dependeriam de determinação de suas prefeituras. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

Defensoria realiza atendimentos no distrito de Arapuá nesta quinta

Fonseca avança às quartas na Basileia após desistência do adversário

vagas

Judiciário convoca candidatos para prova objetiva do 34º Concurso da Magistratura

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Identificado motorista que morreu carbonizado em capotamento na BR-158

Últimas Notícias

Esportes

Meio-campista Angelina espera jogo difícil contra a Inglaterra

Angelina é uma das jogadoras mais experientes do Brasil

Esportes

Sorteio define mandos de campo das semifinais Copa do Brasil

Sorteio contou com a participação dos técnicos e capitães das quatro equipes

Polícia

Caminhão utilizado em golpe de roubo de cargas em GO é apreendido na BR-262

Proprietário é investigado por usar o caminhão em ocorrências falsas

Cotidiano

MS tem 152 mil usuários de cigarros eletrônicos, diz pesquisa da USP

MS deixa de arrecadar R$ 244,4 milhões por ano, aponta o estudo