Pular para o conteúdo
Cotidiano

Kits intubação chegam nesta sexta e SES também aguarda entrega de licitação em MS

Após pedido de socorro dos principais hospitais de Mato Grosso do Sul por risco de faltar medicamentos para sedar pacientes com covid que são submetidos a procedimento de ventilação mecânica invasiva, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) aguarda nesta sexta-feira (26) a chegada de kits intubação enviados pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Estado […]
Arquivo -

Após pedido de socorro dos principais hospitais de por risco de faltar medicamentos para sedar pacientes com covid que são submetidos a procedimento de ventilação mecânica invasiva, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) aguarda nesta sexta-feira (26) a chegada de kits intubação enviados pelo . Além disso, o Estado espera a entrega dos remédios por parte de empresas que venceram licitação.

A primeira remessa de medicamentos chegou na noite de quinta-feira (25) em Guarulhos, em , por parte da União Química, que entregou 156 mil doses.

Assim, o governo federal iniciou a logística para envio das doses aos estados entre a noite de quinta-feira e a manhã dessa sexta-feira (26). A SES confirmou ao Jornal Midiamax que até às 9h30 ainda não havia recebido os kits.

Conforme o Ministério da Saúde, a distribuição foi iniciada. “A logística híbrida, com a integração pública e privada, permitirá que os medicamentos estejam nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas”, disse a pasta.

kit intubação
Avião com remessa de kits intubação saindo do Aeroporto de Campinas. (Foto: Reprodução)

Para reforçar o estoque do kit intubação, a SES realizou licitação para aquisição do kit intubação por conta própria e informou que aguarda a entrega desses medicamentos por parte das empresas vencedoras da licitação.

Por fim, a secretaria informou que “conseguiu empréstimo de medicamento de kit intubação para auxiliar os municípios”.

Acordos para mais kits

O Ministério da Saúde afirmou que mais de 2,8 milhões de unidades de medicamentos para intubação foram negociados com laboratórios farmacêuticos nesta semana.

O acordo com a União Química é de que até 30 de março sejam entregues 1,4 milhão de unidades de sedativos e bloqueadores neuromusculares. O Ministério da Saúde também firmou acordo com outras duas indústrias, a Cristália que deve entregar 1,2 milhão de unidades até o fim do mês, e com a Eurofarma, que acordou o envio de 212 mil unidades.

“No total, a missão realizada no início da semana garantiu mais de 2 milhões de unidades de medicamentos que integram o chamado kit intubação”, informou o Ministério da Saúde.

Hospitais pedem socorro

Carta divulgada na tarde de quinta-feira (25) por três hospitais de alerta para o risco de acabar os medicamentos que compõem o kit intubação.

De acordo com o comunicado assinado pela Santa Casa, Hospital e Hospital El Kadri, a situação de falta iminente de medicamentos ‘já se arrasta por dias’ e, sem solução, a tendência é que pacientes com Covid-19 que precisarem de intubação sejam expostos à ‘desassistência‘.

Ainda conforme a nota, preços altos dos remédios em comparação ao valor de mercado vêm dificultando o procedimento de compra. “Os fornecedores não se comprometem com a entregam causando uma situação de pânico entre os profissionais da saúde, que já vislumbram um cenário caótico para os próximos dias”, diz a nota.

Por fim, os hospitais ‘clamam’ ao poder público que atue para resolver o desabastecimento dos medicamentos e também para que a sociedade contribua com a diminuição de casos, praticando isolamento social.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação