Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mercados e farmácias abrem em Campo Grande? Saiba o que funciona na semana do ‘fecha tudo’ contra Covid-19

Como opção ao lockdown, Campo Grande adotou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de feriados para frear a pandemia do coronavírus. Então, de 22 a 26 de março será proibida a abertura do comércio e quaisquer serviços que não sejam essenciais. Com isso, farmácias, drogarias, supermercados e hipermercados podem funcionar. De acordo com a última publicação […]
Arquivo -

Como opção ao , adotou, nesta quinta-feira (18), a antecipação de feriados para frear a pandemia do coronavírus. Então, de 22 a 26 de março será proibida a abertura do comércio e quaisquer serviços que não sejam essenciais. Com isso, farmácias, drogarias, supermercados e hipermercados podem funcionar.

De acordo com a última publicação de lista de serviços essenciais, são considerados serviços essenciais: assistência à saúde, incluindo atividades da atenção primária a saúde e serviços médicos hospitalares; farmácias e drogarias; conveniências, hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos.

No entanto, ainda não é possível afirmar se haverá mudanças nas atividades consideradas como essenciais. Isto porque o decreto que oficializa a nova medida ainda não foi publicado. De acordo com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a oficialização deve acontecer em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), publicado nesta quinta-feira (18) ou sexta-feira (19).

Além disto, a última publicação com lista de serviços essenciais também definia como liberados os serviços de infraestrutura, como fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana, , distribuição de gás, telefonia e internet; atividades relacionadas à cadeia de resíduos; postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias; atendimento médico veterinário; serviço de delivery e segurança particular.

É preciso lembrar que que estas atividades estão liberadas para funcionar de acordo com o toque de recolher, que segue vigente para estes trabalhadores. Quanto ao toque que vigora na cidade, é das 20h às 5h. Porém o novo decreto deve confirmar se o período se mantém.

Alternativa ao lockdown

Após reunião com secretariado na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) descartou implantar lockdown em Campo Grande. Em contrapartida, para frear o avanço da na cidade, o prefeito determinou antecipação de feriados na semana que vem.

De acordo com o prefeito, dos dias 22 a 26 de março, a partir da próxima segunda-feira até sexta-feira, serão antecipados feriados dos dias 2 e 21 de abril, 3 de junho, 26 de agosto e 7 de setembro. Nestes dias, só poderão funcionar serviços essenciais durante 24 horas. Segundo o prefeito, o comércio que não se enquadra em serviço essencial não poderá abrir.

Ainda segundo Marquinhos, não foi decretado lockdown na cidade porque a avaliação é que diminuindo o horário de circulação das pessoas na cidade com a antecipação dos feriados, haverá diminuição do contágio.

A medida adotada pela prefeitura de fechar tudo que é considerado não essencial durante uma semana é uma alternativa ao lockdown, termo em inglês que prevê mais rigor até no funcionamento de serviços considerados essenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Maior líder político do sul de Mato Grosso no final do século XIX morreu na fazenda Esperança

Polícia

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

A polícia esteve no local e apreendeu um suspeito de 15 anos, que confessou o crime