Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem 132 mil adultos que ainda não procuraram vacinação contra covid

Para incentivar imunização, municípios apelam para a busca ativa e até ‘passaporte da imunidade’
Arquivo -
Campanha de vacinação contra a gripe ficou com cobertura abaixo do recomendado na Capital.
Henrique Arakaki/Midiamax

A campanha de vacinação contra o coronavírus avançou muito nos últimos meses e já tem três a cada quatro habitantes vacinados com ao menos uma dose. A cobertura vacinal entre os adultos é alta e chega a 93,6% com a 1ª dose, mas o Estado ainda tem 132 mil moradores que não compareceram aos postos de saúde e pontos de imunização.

Os dados são do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e levam em conta a população adulta estimada em cerca de 2 milhões de pessoas segundo o DataSUS. Os dados mostram que 6,35% dos adultos ainda não compareceram sequer para tomar a primeira dose, o que corresponderia a 132,1 mil habitantes no Estado. 

Ainda conforme levantamento feito pelo Vacinômetro, as maiores cidades do Estado juntas corresponderiam a quase metade deste quantitativo. Em , a estimativa é de que 51,9 mil adultos acabaram ‘fugindo’ da vacinação. Em , o número de adultos que deixaram de vacinar é estimado em 3,6 mil pessoas. 

Em Corumbá, uma das cidades contempladas com a imunização em massa na fronteira, há 8,6 mil pessoas que recusaram a vacina. Em Três Lagoas, são 496 adultos que ainda não compareceram para vacinar. Os dados podem ser diferentes da estimativa oficial dos municípios, já que algumas secretarias municipais utilizam dados conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto a SES estima a população com dados do DataSUS. 

[Colocar ALT]
Vacinação itinerante, busca ativa e passaporte da imunidade estão entre as iniciativas. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Estratégias para aumentar a cobertura vacinal

Enquanto parte da população ainda se recusa a receber o imunizante, há algumas estratégias que podem ser adotadas. Em Campo Grande, por exemplo, há a vacinação itinerante. Com a iniciativa, equipes de saúde vão até locais movimentados em bairros mais vulneráveis, como supermercados e terminais de ônibus. O objetivo é facilitar a imunização para os moradores que, por falta de tempo ou por esquecimento, acabaram não se vacinando. 

Mato Grosso do Sul ainda conta com a parceria dos municípios, que realizam de forma simultânea a busca ativa em pessoas acima de 18 anos ou mais. A busca ativa acontece quando os profissionais da saúde tentam acionar o morador em casa, por ligação ou por WhatsApp, na tentativa de incentivar a imunização. 

Outra estratégia que tem sido defendida é a do ‘passaporte da imunidade’. A ideia é que os consumidores só possam entrar nos estabelecimentos caso apresentem o comprovante da vacinação. A estratégia tem sido debatida no (Programa Saúde e Segurança na Economia). 

“Se o estado adota, terá consequências muito importantes, temos que ter cautela. Até o fim do mês, deve ser definido o panorama”, disse o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel. Enquanto não há uma definição sobre o assunto, Riedel continua defendendo que os próprios empreendedores devem definir suas regras.

Mesmo ainda em discussão, o Estado até já tem uma cidade que adotou a estratégia. O município de Chapadão do Sul, a 330 quilômetros da Capital, aderiu à obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus. Assim, os moradores terão que comprovar que tomaram ao menos uma dose da vacina para entrar em estabelecimentos comerciais e eventos, como shows.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Últimas Notícias

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA