Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não tem o cartão SUS? Saiba como emitir documento e se será exigido para vacinação da covid-19

A chegada da vacina contra o coronavírus está cada vez mais próxima e quem está na expectativa pela imunização pode começar a se preparar em Campo Grande. Um documento importante para quem precisa se vacinar é ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos e dá até para baixar a versão digital.  O […]
Arquivo -

A chegada da vacina contra o está cada vez mais próxima e quem está na expectativa pela imunização pode começar a se preparar em . Um documento importante para quem precisa se vacinar é ter o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos e dá até para baixar a versão digital. 

O Cartão SUS é importante porque permite que todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde seja unificado. Porém, vale ressaltar que por mais que o Cartão SUS seja importante, ele não é obrigatório para a vacinação contra o coronavírus. De acordo com o plano de imunização do governo, todos serão vacinados, mesmo sem documento. 

Para receber a dose da vacina contra , o paciente só precisa provar que faz parte do grupo prioritário corresponde à fase da imunização. Os grupos priorizados na primeira fase serão os profissionais de saúde e os idosos. 

Mas, para quem quiser garantir o Cartão SUS antes da vacinação, basta ir até a unidade de saúde mais próxima. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande explica que o morador deve ir a uma unidade de saúde com um documento com foto e o comprovante de residência. Já para quem tem o cartão, mas não está conseguindo encontrá-lo, basta ir até uma unidade de saúde com os documentos pessoais e emitir a segunda via.

“Campo Grande conta hoje com mais de um milhão de cartões SUS, ou seja, uma quantidade maior do que a população do município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, informou a Sesau.

Outra maneira de ter acesso rápido ao cartão é por meio do aplicativo MS Digital. O paciente pode efetuar o cadastro de novo usuário, acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF e salvar a informação se quiser que o aplicativo memorize a informação. Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. A opção é útil para quem perdeu o cartão ou não está com ele em mãos. Clique aqui para acessar o MS Digital. 

Vacinação em MS

Mato Grosso do Sul deve receber 1.781.246 doses da CoronaVac, a vacina para Covid-19 – doença causada pelo coronavírus, conforme projeções do Ministério da Saúde. Isso já seria o suficiente para imunizar 890.623 pessoas do de MS. Porém, ainda não há confirmação da quantidade que deve chegar já na primeira remessa, prevista entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

Por sua vez, o Ministério da Saúde afirma que podem ocorrer alterações nas quantidades, pois “o Plano de Vacinação é dinâmico. Por isso podem ocorrer ajustes necessários nas fases de distribuição das vacinas e nas indicações de público-alvo, de acordo os cenários já planejados. Considerando a indicação de uso apresentada pelo fabricante, o quantifico de doses entregues e os públicos prioritários já definidos”, informou em nota.

Tanto o Governo de Mato Grosso do Sul como prefeitura de Campo Grande haviam protocolado intenção de compra das vacinas junto ao Instituto, mas aguardavam ainda uma devolutiva do laboratório. Com o contrato assinado com o governo federal, a venda não será possível.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Últimas Notícias

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

De lavada, o Osasco São Cristóvão levou o título de supercampeã da Supercopa Brasileira de Vôlei na disputa contra o Sesi Vôlei Bauru. Os times paulistas se enfrentaram no Ginásio Guanandizão na noite deste sábado (18), em Campo Grande (MS). O terceiro e último set foi extremamente acirrado, com Sesi e Osasco no páreo pela … Continued

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, contra 17 do Sesi