Pular para o conteúdo
Cotidiano

Núcleo de Reabilitação Pós-Covid em cidade de MS atendeu a 50 pacientes em 2 meses

Unidade aberta pela Prefeitura de Corumbá respalda pacientes que venceram o coronavírus e enfrentam problemas físicos, emocionais e sociais
Arquivo -

A Prefeitura de Corumbá –a 419 km de – instituiu há dois meses um Núcleo de Reabilitação Pós-Covid, com atendimento multidisciplinar, para prestar apoio aos pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, porém, mantiveram sequelas. Cerca de 50 pacientes já foram atendidos na unidade.

“As sequelas da Covid podem ser severas e afetar o indivíduo de várias maneiras. Com o objetivo de reduzir e tratar os impactos da doença, Corumbá formatou com recursos próprios um núcleo de reabilitação, com atendimento multiprofissional para auxiliar na recuperação física, psicológica e social”, disse o prefeito (PSDB).

O projeto, pioneiro no Estado, foi apresentado em Brasília em busca de contrapartida federal para sua manutenção. Em cerca de 2 meses, o núcleo atendeu 49 pacientes pós-Covid, sendo que 22 já tiveram alta e 27 seguem atendimento.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, “o encaminhamento ao núcleo pode ser pela Unidade de Saúde ou pelo médico da rede hospitalar. Após avaliação é feita a individualização dos protocolos e acompanhamento por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, educador físico e nutricionista”.

Coordenadora do núcleo, Lielza Victório Carrapateira Molina explicou que as principais queixas dos pacientes que venceram a Covid e, agora, tentam superar as sequelas, são a dispneia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, queda de cabelo, falta de memória e concentração.

“Alguns pacientes também ficam com a perda de olfato e paladar por um longo período. Já na área emocional, as reclamações mais frequentes são insônia, medo e ansiedade. Na área social, há dificuldade de retornar as atividades laborais, gerando desemprego ou afastamento do trabalho”, prosseguiu Lielza.

Flávia Mendes, 41 anos, ficou 13 dias internada em decorrência da doença, 6 deles no CTI. “Tive um comprometimento pulmonar de 75%. Já faz um mês que tive alta, mas ainda tenho tosse, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Faço fisioterapia e fui encaminhada para um médico para realizar uma nova avaliação, e está sendo muito bom”.

O Núcleo de Reabilitação Pós Covid funciona no Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Corumbá, na Rua América, 427 –entre as Ruas Tiradentes e Ladário, no Centro. Para ser assistido, é necessário ter encaminhamento da Unidade de Saúde. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Últimas Notícias

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos