Pular para o conteúdo
Cotidiano

Organização divulga tema do Dia Meteorológico Mundial deste ano

OMM (Organização Mundial de Meteorologia) escolheu como tema deste ano “O oceano, nosso clima e tempo“, para o Dia Meteorológico Mundial, comemorado no dia 23 de março. Em Mato Grosso do Sul, a influência do La Niña nos oceanos deve atrasar o volume de chuvas, logo, prejudicando colheita de safras em 2021. Segundo a meteorologista […]
Arquivo -

OMM (Organização Mundial de Meteorologia) escolheu como tema deste ano “O oceano, nosso clima e tempo“, para o Dia Meteorológico Mundial, comemorado no dia 23 de março. Em Mato Grosso do Sul, a influência do La Niña nos oceanos deve atrasar o volume de chuvas, logo, prejudicando colheita de safras em 2021.

Segundo a meteorologista e coordenadora do Cemtec (Cemtro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da terra e contém 97% de toda água do planeta. Dessa forma, os oceanos influenciam diretamente o clima e as condições meteorológicas, estabilizando as temperaturas, moldam a química atmosférica e interferem nos padrões de em várias partes do globo.

“Como exemplo, podemos citar as atuações do El Niño e do La Niña que são fortemente monitorados, pois ambos interferem em condições climáticas e meteorológicos e aqui no MS não é diferente. Todas as análises requerem, inicialmente, o conhecimento da interferência do oceano na atmosfera para realizar uma estimativa de médio a longo prazo. No Estado, interferências de El Niño estão associadas a chuvas acima da média enquanto que a La Niña temos efeito oposto”, explica.

Conforme a especialista, em situações de neutralidade, quando as temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial estão dentro da normalidade, os efeitos atmosféricos são mais continentais.

“Independente, as condições ocasionadas via interferência do oceano na atmosfera afetam a economia, a e podem provocar situações de desastres, tais como, secas e chuvas excessivas. Estudos oceânicos são extremamente importantes pois impactam a vida como um todo, sendo um tema de importância tanto para comunidade científica como à população em geral”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que o fenômeno posso ser mais rigoroso nos meses de abril e maio, aumentando a incidência de queimadas. A estação de outono começa neste sábado (20), podendo registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar

O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. O prognóstico indica que no início da estação, o clima deve reduzir as características do , com pancadas de chuva isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado