Pular para o conteúdo
Cotidiano

Perdeu alguém na pandemia e precisa de ajuda? Universidades de MS têm atendimento psicológico gratuito

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da covid-19. São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém.  As vezes, a perda de alguém, ou mais de um […]
Arquivo -

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da covid-19. São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém. 

As vezes, a perda de alguém, ou mais de um ente querido, é um fardo difícil de carregar. Em , as universidades públicas e privadas oferecem atendimento psicológico e até grupos de apoio para pessoas que enfrentam as dores da perda, de forma gratuita.

Confira:

  • UCDB

A UCDB ( Católica Dom Bosco), por meio da Clínica-Escola retomou os atendimentos de Psicologia, sendo de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h (no período noturno funcionará em dias reduzidos por conta da ). Os cadastros para consultas devem ser feitos pelo telefone (67) 3312-3705.

“Durante o ano passado criamos o TelePsicologia, na qual por telefone e videoconferência pudemos atender principalmente vítimas da Covid-19 e pessoas que perderam seus entes queridos para a doença”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flávia Feroldi.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da Católica, com preparação técnica e científica, sob a supervisão dos psicólogos que integram o corpo docente do estágio obrigatório do curso de Psicologia.

  • Unigran

Na Unigran Capital, para auxiliar essas pessoas que enfrentam essas dores, é oferecido atendimento psicológico online e gratuito. O serviço oferece uma escuta especializada com objetivo de auxiliar na diminuição do sofrimento por conta do cenário atual da pandemia. O atendimento é realizado por psicólogos profissionais e acadêmicos em estágio clínico. Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-3362.

  • Uniderp

A Clínica de Psicologia da Uniderp vai iniciar os atendimentos à comunidade próximo dia 5 de abril. Na consulta é oferecido atendimento psicoterapêutico, que pode contemplar vários assuntos, dentre eles, o impacto da pandemia na saúde emocional dos pacientes, também provocado pelas perdas de familiares, amigos e o processo de luto decorrente dessas perdas.

O atendimento psicológico se estende também aos funcionários por meio de diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Dentre elas há cursos com sobre saúde emocional, além da possibilidade de agendamento de consultas médicas on-line em um projeto especialmente criado para enfrentar o cenário do coronavírus. Os telefones para contato são: (67) 3348-8478 ou (67) 3348-8394.

  • UFMS
A UFMS (Universidade Católica Dom Bosco) dá apoio a toda comunidade acadêmica (alunos e servidores) com atendimentos psicossociais e plantões psicológicos, onde são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, caso seja necessário, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da cidade em que o indivíduo se encontra.
Há também as rodas de conversa “QuarenTEMA”, que a cada semana trazem para o debate assuntos de cunho psicológico, como ansiedade, angústia e resiliência, por exemplo. O projeto também possui turmas de leitura com o propósito de abrir espaço para discussões mediadas por textos literários que possibilitem abordar o momento atual, a ansiedade, o medo e as expectativas frente à proliferação da Covid-19.
Todas essas ações fazem parte do Programa “SE CUIDE, TE AMO! – Uma ação do coração da UFMS” que se divide em três eixos: atenção especial ao da Covid-19 na UFMS; formação de grupos de apoio para partilhar experiências e vivências; e plantão psicológico para atendimento emergencial a distância.”
  • UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também oferece ajuda aos acadêmicos, por meio de agendamento para atendimento psicológico online e gratuito, no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da UEMS. A psicóloga Natali Portela, responsável local, destacou que todos os alunos que entram em contato com o SAP recebem um agendamento, e o tempo de espera varia de acordo com a demanda. Não há reserva nem limite de vagas

Aos acadêmicos interessados em receber atendimento psicológico ou indicar para outros colegas da UEMS, o agendamento é pelo e-mail: [email protected]

*Matéria alterada às 14h02 de 17/03/2021 para acréscimo de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba