Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa realiza segunda captação de coração do ano e envia para transplante em SP

A OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande, nesta quarta-feira (20), a segunda captação de órgãos e tecidos do mês. Após sofrer um AVE (Acidente Vascular Encefálico), um jovem paciente doou coração, rins e córneas. Essa também foi a segunda captação de coração em 2021. O coração foi encaminhado para […]
Arquivo -

A OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de , nesta quarta-feira (20), a segunda captação de órgãos e tecidos do mês. Após sofrer um AVE (Acidente Vascular Encefálico), um jovem paciente doou coração, rins e córneas. Essa também foi a segunda captação de coração em 2021.

O coração foi encaminhado para , por uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), para ser implantado em um paciente internado no Hospital Beneficência Portuguesa.

Já os rins, que possuem um tempo maior de isquemia, foram transportados no fim da tarde, também para o Estado de São Paulo, o que doados para mais dois pacientes que aguardavam na fila do . As córneas foram captadas e disponibilizadas para o Banco de Olhos do hospital.

O paciente doador foi internado na Santa Casa com uma lesão do tipo hemorrágica e grave que fez com que ele evoluísse para morte encefálica. Desde o início da internação, os familiares foram acolhidos pela equipe da OPO para o esclarecimento de dúvidas sobre o prognóstico até a confirmação de morte encefálica e efetivação da autorização da doação.

“Nosso papel aqui também é de acolher os familiares, sendo transparentes sobre como está a evolução dos pacientes neurológicos graves. Essa abordagem é feita até que haja uma manifestação do interesse da família na doação dos órgãos e tecidos. Essa decisão é sempre baseada na história de cada paciente, dando continuidade ao gesto humanitário que tinham em vida”, afirmou o coordenador da OPO, Rodrigo Gomes.

Com as doações destas primeiras semanas de 2021, a unidade registrou a captação de dois corações, quatro rins e um fígado. “O gesto dessas famílias possibilitou que diversos pacientes deixassem a fila do transplante e agora têm a possiblidade de uma nova vida”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebida feirona

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

Notícias mais lidas agora

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

supercopa guanandizão

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Evento com parceria e apoio do Jornal Midiamax acontece em Campo Grande neste sábado

Esportes

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Com o título, o time brasileiro não só consolidou sua hegemonia no continente como também garantiu vaga na primeira Copa das Campeãs

Esportes

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Nesta noite, se enfrentam os times Sesi Vôlei Bauru e Osasco São Cristóvão, em uma final marcada pela rivalidade frequente entre as equipes.

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira