Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com vida útil de atual no fim, Solurb quer criar novo aterro que já desagrada moradores

Primeira audiência pública para debater novo aterro será realizada na próxima terça-feira
Arquivo -

A expectativa da população do bairro Dom Antônio Barbosa pelo novo aterro sanitário em , que terá primeira audiência pública para discutir sua implantação na próxima terça-feira (20), às 18 horas, não é das melhores. O projeto prevê a instalação do aterro, chamado de Aterro Sanitário Ereguaçu, no início da MS-455, ao lado do já existente na BR-262, no Dom Antônio, que, conforme a empresa, está com a vida útil no fim.

Com gestão da Solurb, concessionária que cuida da coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos na Capital, o possível novo aterro não causa empolgação da catadora Katiele Pereira, 31 anos, que nem sabia do empreendimento. “Se for a Solurb vai ser uma porcaria. Tiraram todos de lá, e depois nos deixou a Deus dará, agora que o cheiro está melhorando, vão colocar outro [aterro]”.

Cheiro, aliás, é a principal reclamação das pessoas que moram ao redor do aterro que já existe, como no caso da salgadeira Katiana dos Santos, de 34 anos. “Era terrível o cheiro na hora do almoço, você não almoçava direito. Sinceramente não vai me afetar, só o cheiro mesmo que é o problemas”.

[Colocar ALT]
Terreno fica às margens da rodovia MS-455, perto do aterro na BR-262

A reportagem do Jornal Midiamax esteve no local onde o projeto aponta que poderá ser construído o novo aterro. O terreno é, atualmente, ocupado por uma plantação de milho.

Audiência

Segundo a Solurb, a audiência terá como objetivo principal o debate sobre a disposição final dos resíduos sólidos e também o de “assegurar a ampla participação popular na discussão acerca do projeto, garantindo o atendimento às legislações e normativas vigentes, bem como aos anseios da população campo-grandense”.

Estarão presentes necessariamente na audiência um representante da Agência Municipal de e Planejamento Urbano (Planurb), um representante da da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), um representante da Concessionária e o coordenador e equipe responsável pela elaboração do estudo ambiental.

Poderão ser convidados para auxiliar os trabalhos da mesa representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), do Conselho Municipal da Cidade (CMDU) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A área pretendida para implantação do empreendimento está localizada no município de Campo Grande, com extensão de cerca de 995.133,96 m² (99,51 hectares) e se localiza no início da Estrada da – MS 455, próximo à área do Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, com distância de aproximadamente 11,5 km do centro da cidade.

A área a ser ocupada pelo aterro é de 879.100,73 m², dos quais a área com disposição de resíduos deverá representar cerca de 559.892,32 m².

Participe

Para enviar pergunta é preciso fazer um cadastro prévio neste link. Também há possibilidade da participação apenas como ouvinte, para isso acesse este outro link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Envolvido na Máfia dos Cigarreiros, sargento Ricardo Campos Figueiredo é excluído pela segunda vez da PMMS

Exposição feita por crianças com deficiência será exibida no Bioparque Pantanal

VÍDEO mostra militar sendo lançado após batida com carro no Recanto dos Pássaros

Empresa terá um ano e R$ 4 milhões para concluir asfalto em bairros de Dourados

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Escuridão em trecho onde militar morreu em acidente preocupa moradores

Últimas Notícias

Famosos

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Não gostou? Pai de Ana Castela, Rodrigo Castela deu o que falar ao mandar um recado para Zé Felipe e a filha

Cotidiano

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

A unidade possibilita atendimento especializado no próprio bioma, sem necessidade de encaminhamento imediato para Campo Grande

Economia

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Pesquisa considera levantamento anual do Índice de Varejo Stone

Polícia

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, neste domingo (19), em Mundo Novo, 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A carga  era transportada em um caminhão baú furtado na cidade de Naviraí.  Os militares faziam patrulhamento próximo à Linha Internacional, quando tentaram abordar o condutor do caminhão, que não obedeceu e … Continued