Pular para o conteúdo
Cotidiano

Teatro on-line e live abordam mulheres que se destacaram na Ciência

Será transmitida amanhã, 26, a partir das 16h no horário de MS, no canal do Clube de Astronomia Carl Sagan, a peça de teatro “Insubmissas, Mulheres na Ciência”. Após a apresentação, será realizada também uma live com o autor Oswaldo Mendes, o diretor e cenógrafo Carlos Palma e o elenco. De acordo com a sinopse […]
Arquivo -

Será transmitida amanhã, 26, a partir das 16h no horário de MS, no canal do Clube de Astronomia Carl Sagan, a peça de teatro “Insubmissas, Mulheres na Ciência”. Após a apresentação, será realizada também uma live com o autor Oswaldo Mendes, o diretor e cenógrafo Carlos Palma e o elenco.

De acordo com a sinopse da peça, uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Madame Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência.

A produção é do Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro e o projeto foi contemplado pela 10ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a cidade de , da Secretaria Municipal de São Paulo.

A promoção em é da Casa da Ciência e Cultura de , da UFMS, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de de Mato Grosso do Sul (COTED/SITEC/SED).

A coordenadora da Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, professora Isabela Porto Cavalcante conta que o projeto chegou à por meio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), à qual a Casa é afiliada. Para a docente e pesquisadora apesar de já discutido e fomentando há bastante tempo, o tema ainda precisa de muita visibilidade. “Ainda temos muita desigualdade em relação às mulheres, em particular no campo da Ciência. É um dos espaços que as mulheres precisam ocupar em igualdade com os homens para superarmos a mazela do machismo estrutural, que é uma das questões para termos uma sociedade mais sadia”.

A professora aponta que são várias as frentes de combate, citou como exemplo ações afirmativas e lembrou de editais de pesquisa voltados especificamente às meninas e mulheres na Ciência, com o objetivo de levar as estudantes a considerarem a carreira científica. “Muitas meninas olham para a Ciência como algo que não é para elas, assim como muitas pessoas de classes menos favorecidas olham a Universidade como um espaço que não é para elas. Todas essas ações são para combatermos essas desigualdades. Essa peça em específico é para refletirmos e valorizarmos a atuação das mulheres na Ciência, as pesquisadores que são retratadas são de várias épocas e várias áreas do conhecimento”.

Mais informações sobre o evento virtual podem ser obtidas nos perfis do Clube de Astronomia Carl Sagan no Instagram e no Facebook. (Informações da asessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escolas do Sesc MS abrem matrículas para 2026 com ensino bilíngue, tecnológico e metodologia inovadora

Família cresceu! Gabriel Medina e Isabella Arantes estão à espera do primeiro filho

Dourados recebe inscrições para concurso de remoção da Reme até a próxima sexta-feira

bolsa

Pagamentos de outubro do Bolsa Família começam nesta segunda-feira; confira o calendário

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

De ‘inóspito’ a bairro em expansão: Jardim Aeroporto cresce após décadas de isolamento

Últimas Notícias

Política

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Maicon Nogueira foi membro da CPI da Câmara, mas vai entregar um documento separado

Polícia

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Rapaz conheceu comparsa em um bar e recebeu uma oferta para ganhar dinheiro e ‘pegar uma joalheria’

Emprego e Concurso

Mora no interior? Cidades de MS oferta 3,3 mil vagas neste início de semana

Dourados, Caarapó e Inocência lideram o número de vagas

Política

Prazo para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 24 de outubro

TRE-MS tem plantão para atendimento aos eleitores que querem regularizar situação