Pular para o conteúdo
Cotidiano

Últimos dias para inscrições em capacitação sobre empreendedorismo e inovação

Termina nesta quinta-feira, 18, o prazo para professores da UFMS interessados em participar das novas turmas de capacitação na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. A ação foi possível por meio de parceria entre a UFMS, por meio da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e […]
Arquivo -

Termina nesta quinta-feira, 18, o prazo para professores da UFMS interessados em participar das novas turmas de capacitação na metodologia da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. A ação foi possível por meio de parceria entre a UFMS, por meio da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de (Sebrae/MS).

“Já oferecemos anteriormente duas turmas. Neste ano, será a primeira vez que a metodologia será oferecida de forma remota, para isso foi contratado um consultor pelo Sebrae para adaptar as atividades presenciais a fim de ser repassada aos nossos professores e, posteriormente, que eles possam ofertar a disciplina a distância”, explicou o diretor da Aginova Saulo Gomes Moreira.

As inscrições devem ser feitas no Sigproj. “Quando fiz o curso, foram três dias de atividades, discussões e dinâmicas de grupo, hora fazendo o papel do estudante, hora fazendo o papel do professor, dentro do processo ensino-aprendizagem. Consegui extrair desse curso não somente a capacitação para ministrar aulas de Empreendedorismo, mas também de forma transversal, entendi como aplicar na prática a metodologia ativa, aprendi a metodologia de ensino que preza as atividades colocando o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado. Além disso, também é um excelente método para trabalhar a pesquisa e a metodologia científica. Empreender e inovar não é somente abrir empresa, é estudar, propor e melhorar produtos e serviços de forma a torná-los melhores e mais eficientes. Podemos empreender e inovar, nas atividades em sala, em nossas disciplinas e principalmente na pesquisa científica”, disse o professor do Campus de Gedson Farias.

A capacitação integra o Programa Empreendedora do Sebrae. “Nosso objetivo é despertar o empreendedorismo nas pessoas, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento. É o chamado aprender fazendo!”, destaca a gestora estadual do Programa Priscila Veloso. “Em 2020, a UFMS, que já trabalha com nossa metodologia, procurou-nos para que fizéssemos a remodelação da disciplina para o ensino remoto. A partir daí, a metodologia da disciplina foi toda revisada e nesta capacitação os professores terão acesso ao novo formato. A disciplina em si conta com quatro módulos: 1 – Empreendedorismo; 2 – Inovação; 3 – Ferramentas; e 4 – Modelagem. Nesta primeira fase da parceria, os professores recebem nossa metodologia e se tornam habilitados para repassá-la aos acadêmicos”, disse Priscila.

De acordo com a gestora do Programa, a UFMS será a primeira instituição de nível superior do estado a ter acesso à disciplina remodelada. “Pretendemos com isso firmar nossa parceria e trazer cada vez mais o empreendedorismo como pauta dentro da Universidade, promovendo para os estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho”, enfatizou.

São oferecidas 75 vagas distribuídas em duas turmas. A primeira acontece nos dias 24, 25 e 26 de março e a segunda nos dias 29, 30 e 31 de março. Ambas serão em sala virtual, via plataforma Zoom do Sebrae, das 7h às 11h e das 13h às 17, contabilizando 24 horas. Os professores que participarem devem, além de cumprir o cronograma e demais requisitos da capacitação, oferecer, no mínimo, uma turma da disciplina de Empreendedorismo e Inovação até o segundo semestre letivo de 2022 para cursos de ou pós-graduação. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse, que eu sou superfã", afirmou Mariane

Esportes

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

'Precisamos de um time forte e é esse o time que estamos projetando', disse

MidiaMAIS

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

"Estava torcendo para o Osasco", contou ela, revelando que fazia parte dos torcedores do campeão da noite.

MidiaMAIS

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Com seus conteúdos, os influenciadores representam um público diverso na Capital