Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar da Ômicron, universidades particulares em Campo Grande voltam com aulas 100% presenciais em 2022

Com vacinação aliada, instituições planejam o retorno dos acadêmicos para início do ano
Arquivo -

Após quase dois anos de incertezas durante a pandemia, as universidades em se prepararam para o ano letivo de 2022. Apesar da variante Ômicron da Covid-19 ameaçar os continentes com casos confirmados, a vacinação contra o vírus é a maior aliada e com 74% da população totalmente vacinada, as aulas 100% presenciais é uma realidade para as universidades particulares.

Na Capital, as instituições particulares já tem data estimada para retorno presencial dos alunos para o próximo ano e garantem que tanto docentes e alunos estarão seguros com as estratégias de biossegurança contra a doença.

Com aulas previstas para terem início em 10 de fevereiro, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) detalha que tudo será presencial a partir do dia 14. “Pelo calendário letivo, as aulas têm início no dia 10 de fevereiro com as atividades no ambiente virtual de aprendizagem. Essa prática já é adotada desde 2019. O retorno presencial ao campus será em dois dias: no dia 14 de fevereiro são os calouros e no dia 15, os veteranos, com a realização da tradicional Acolhida”, disse em nota.

A Unigran explicou que retornou com as aulas presenciais assim que o programa do Governo do Estado liberou a presença de alunos nas salas de aula.

“Nesses últimos meses nossos acadêmicos e corpo docente já experimentaram aulas presenciais e a nossa avaliação é muito positiva quanto as questões de segurança e saúde da nossa comunidade e quanto ao desenvolvimento pedagógico. Por isso, 2022 continuaremos com aulas presenciais enquanto as autoridades sanitárias nos permitirem. O que percebemos é que os acadêmicos queriam voltar e apresentaram uma adaptação muito positiva”, disse em nota.

Assim como a Uniderp, que informou retornar com as atividades presenciais a partir de 2022, reforçando as medidas de biossegurança. “. A partir de 2022, o retorno das aulas presenciais de todos os cursos e de todas as atividades acadêmicas, bem como atividades administrativas, está autorizado seguindo as regras do Decreto Municipal nº 14.903/21 e do plano de biossegurança da instituição, podendo ser alterado conforme deliberação do poder público através das informações da Secretaria de Saúde”, pontuou.

Pública aguarda definição

Por outro lado, as universidades públicas seguem aguardando definições para o futuro das aulas presenciais. A UEMS (Universidade Estadual de ) relatou que as aulas presenciais depende de aprovação superior.

“A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul informa que a decisão sobre o retorno das aulas presenciais depende de discussão e aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE. A reunião ocorrerá na próxima semana (dia 15), onde será decidido sobre o retorno”, disse.

A reportagem procurou a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e aguarda reposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Últimas Notícias

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em para Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano

Mundo

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Republicano pediu urgência para envio de militares; região é administrada por políticos da oposição de Trump

Esportes

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Experiente, Dani destacou que sua motivação é o público e também sua filha. Disse que seguirá jogando enquanto estiver feliz, pois quer inspirar e levar alegria para os fãs do esporte