Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande começa a vacinar bebês contra Covid-19 neste sábado

A vacinação é específica para crianças de 6 meses a 2 anos que tenham comorbidades
Karina Campos -
vacinação
Vacinação continua nas unidades durante a semana (Foto: Divulgação)

Cinco unidades de saúde de iniciam a vacinação contra para bebês de seis meses a dois anos no sábado (12). O primeiro lote chegou nesta sexta-feira (11), às 7h15 com 15 mil imunizantes para todo Mato Grosso do Sul.

A aplicação começa para crianças que tenham comorbidades. Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), as unidades também estarão abertas na segunda (14) e terça-feira (15), que será ponto facultativo e feriado, respectivamente.

Para a Capital, foram disponibilizadas 1.520 doses do imunizante destinado para este público, que será distribuído nas unidades durante o dia, enquanto é feita a capacitação dos vacinadores. “Esta dose tem uma diluição diferente da vacina dos adultos e da de crianças, por isso será necessária essa capacitação antes, e, assim, iniciará a aplicação durante o plantão”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Estimativa de mais de 32 mil crianças na faixa etária

A saúde estima que cerca de 32.161 crianças nesta faixa etária estão em Campo Grande e que, deste total, entre 3% e 5% apresentem alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para vacinação pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.

As unidades de saúde referenciadas para a vacinação deste público ficarão abertas das 7h às 17h nos três dias de plantão, sem intervalos para almoço. Assim, pais e responsáveis por estas crianças poderão vaciná-los sem preocupações com horário de expediente de trabalho.

“Reforçamos que é necessário que se faça o cadastro prévio de identificação e anexe o laudo da criança. Aqueles pais que não conseguirem fazer o cadastro, devem levar o laudo ao local de vacinação, e esse ficará retido”, complementa o secretário.

Mesmo com o cadastro aberto para todo o público entre seis meses e dois anos de idade, a vacinação está liberada, neste momento, somente para as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades:

  • Diabetes miellitus;
  • Pneumopatias crônicas graves;
  • Hipertensão Arterial Resistente;
  • Hipertensão Arterial 3;
  • Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
  • Insuficiência Cardíaca;
  • Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar;
  • Cardiopatia Hipertensiva;
  • Síndromes Coronarianas;
  • Valvopatias;
  • Miocardias e Pericadiopatias;
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
  • Arritmias cardíacas;
  • Cardiopatias Congênitas;
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
  • Doenças Neurológicas Crônicas;
  • Doença renal crônica;
  • Imunocomprometidos;
  • Hemoglobinopatias graves;
  • Obesidade mórbida;
  • Síndrome de Down;
  • Cirrose Hepática.

As unidades estão abertas das 7h às 17h. Confira as unidades:

  • UBS 26 de Agosto
  • USF Moreninha
  • UBS Dona Neta
  • UBS Caiçara
  • UBS Silvia Regina

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria