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Cotidiano

Chamadas de telemarketing terão prefixo 0303 obrigatório a partir desta quinta-feira

Até mesmo entidades sociais devem se adequar à norma
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Começa a valer nesta quinta-feira (10) uma nova medida para identificar chamadas de telemarketing em todo o Brasil, por decisão da (Agência Nacional de Telecomunicações). As ligações terão que usar obrigatoriamente o prefixo 0303, com objetivo de facilitar o consumidor a reconhecer uma ligação que possa oferecer algum tipo de serviço ou produto.

Conforme a resolução número 10.413, de 24 de novembro de 2021, determinada pelo Ministério das Comunicações, o código deve aparecer no início do número de qualquer tipo de ligação que pretende oferecer algum serviço ou produto por ligação telefônica e mensagens de texto.

A medida vale tanto para as ligações feitas por um funcionário, um robô ou chamadas previamente gravadas. A partir de hoje, as operadoras e serviços de telemarketing devem bloquear preventivamente as chamadas disparadas gravadas que são feitas diariamente aos consumidores que não estão adequadas com o prefixo.

Até mesmo as entidades privadas sem fins lucrativos, que realizam chamadas com campanhas de doações ou pedindo colaborações mensalmente para algum serviço social, devem se adequar à normativa.

Neste caso, o identificador do prefixo permite que o dono da linha reconheça o número e decida se quer ou não atender a ligação e manifestar a intenção de doação. As entidades tinham a opção de aderir ao código de 0500, entretanto, a medida é obrigatória a partir de hoje.

Bloqueio de telefone

Embora a nova decisão permita a identificação de ligações de telemarketing, moradores de têm opção de bloquear uma lista de números que não queira receber ligações, pelo sistema Bloqtel. Mais de 50 mil pessoas já cadastraram o serviço de proibição de ‘merchan’ pelo celular.

O serviço promete trazer sossego a quem é importunado pelo assédio dos atendentes de telemarketing. A ferramenta é 100% gratuita, disponibilizada no site da superintendência e proporciona o bloqueio da linha telefônica às centrais de vendas. Para tanto, basta preencher o cadastro que as ligações, via de regra, cessarão.

Empresas como operadoras de telefonia, bancos e serviços de TV a cabo são as campeãs de reclamações no Estado.  Para cadastrar seu número na lista, basta acessar o site http://www.bloqtel.ms.gov.br/ e clicar em cadastre-se como consumidor. O portal é administrado pelo (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).

Existem também alguns aplicativos que permitem bloquear contatos indesejados, como o Whoscall e o Truecaller, além dos clientes de iPhone, onde o próprio aparelho tem opção de bloquear chamadas de um determinado número.

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