Pular para o conteúdo
Cotidiano

Famílias que tentaram ocupar área no Los Angeles iniciam regularização de cadastro na Amhasf

Dos 67 ocupantes, apenas 8 tinham cadastro na Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários)
Karina Campos -
Famílias na regularização
Famílias na regularização (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

As famílias que participaram da tentativa de ocupação em uma área pública do bairro , em , iniciam, nesta quinta-feira (23), a regularização do cadastro habitacional da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região.

Das 67 pessoas envolvidas na ocupação, conforme a lista entregue ao município pela vereadora (PT), apenas 8 tinham cadastro no banco de dados da agência, ainda necessitando de atualização. Os demais iniciaram o procedimento legal para entrar na fila de espera por uma moradia popular.

De acordo com o diretor de atendimento do Cras, Claudio Marques, o objetivo do cadastro é inserir os moradores na listagem de futuros beneficiários de moradias, contudo, a inserção não significa que tais moradores irão ser sorteados na frente de quem já está com cadastro regular na Amhasf. “Existem critérios para o processo legal”, explica.

Questionado sobre viés políticos na movimentação, Marques explica que, tecnicamente, não há como comprovar os meios de incitação popular por articulação política, entretanto, a liderança da ocupação foi identificada como já beneficiada com moradia popular há anos. “Não podia e não tinha razão para ocupar o local”.

Além dos cadastros, as famílias devem passar por triagem para que tenham direito ao programa Recomeçar-Moradia (auxílio-aluguel), que beneficia financeiramente os moradores com R$ 500 para custo de despesas com o pagamento de aluguel de imóvel residencial e demais gastos emergenciais relacionados à habitação.

Ocupação Los angeles
Coordenadora do Núcleo de Moradia e defensora pública, Regina Celia Rodrigues. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

A participa da ação monitorando reclamações jurídicas, Ouvidoria e sugestões de atendimento. Coordenadora do Núcleo de Moradia e defensora pública, Regina Celia Rodrigues, disse que, até o momento, não havia recebido relatos sobre a ação da polícia no dia da desocupação.

Taynara Gonçalves, de 19 anos, está desempregada e conta que a ‘expulsão’ do local foi violenta. Ela se mudou de para a Capital em busca de emprego e melhoria de vida. “Difícil chegar em casa e ver tudo bagunçado. Muita gente perdeu os documentos na confusão. O cadastro é uma esperança de moradia”.

Esterferson Jesus Junior, de 22 anos, também desempregado, foi um dos ocupantes que perdeu todos os documentos durante a retirada. Além do cadastro, terá a oportunidade de resolver a questão da emissão, junto à Defensoria. “Apesar do que aconteceu, essa é uma oportunidade para fazer o cadastro e meus documentos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Últimas Notícias

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história