Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Meia hora já estava entrando na casa’, conta morador que teve residência alagada em Campo Grande

Moradores contam que a situação é constante e ocorre mesmo com chuvas leves
Arquivo -
Docimar Mendes
Docimar Mendes

Os moradores do Zé Pereira, mais especificamente na Avenida José Barbosa Rodruigues, enfrentam o drama de conviver com alagamentos a cada chuva registrada no município de . O último episódio ocorreu nesta terça-feira (18), transformando ruas em rios que invadiram as residências menos protegidas.

Rua alagada na vila Zé Pereira durantes chuvas desta terça-feira (18). (Foto: Fala Povo/Midiamax)

Morando no mesmo local há pouco mais de um ano, Docimar Mendes de Souza, de 51 anos, conta os apertos vividos quando as gotas começam a cair do céu. “Quando a água vem, vem com tudo. Uma água suja e fedida, a gente tenta tirar e reza para que ajude em alguma coisa”, comentou o morador.

Docimar ainda lembra do susto ao enfrentar a primeira chuva morando no local, “no outro dia eu já fiz e coloquei essa barreira”, comentou enquanto apresentava a ‘engenhoca’ produzida com um pedaço de madeira e borracha, que tinha como principal objetivo simular uma barreira contra a força da água. O resultado? Não foi dos melhores.

[Colocar ALT]
Ryan busca imagens da enchente. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

“Os carros e caminhões passam e formam algumas ondas que passam pela madeira e entram na casa. Passei anoite limpando, pra tirar a e o cheiro podre”, explicou. O drama não é exclusivo de Docimar, os vizinhos passam pelo mesmo e as situações de repetem a cada casa visitada pela reportagem.

Ryan Souza, de 18 anos, mora com outras quatro pessoas, que passaram a noite limpando os rastros de barro enviados pela enchente na tarde e noite de ontem. “Foi coisa de meia hora já estava entrando em casa, aí como entope tudo não tem muito o que fazer. A gente deixa a chuva acabar e limpa”, disse.

O morador comenta que a situação já se tornou comum e não necessita de fortes tempestades, a mais branda das chuvas já transforma o cenário em pesadelo. “Já é a quarta ou quinta vez que acontece, não sei de onde vem a água, mas é suja e com muito barro”.

Para alguns moradores, as enchentes ocorrem por conta do córrego paralelo à Avenida José Barbosa Rodrigues, para outros a estrutura da casa é o maior causador do problema. Outros acreditam que as duas suposições estão corretas e apostam na ‘engenharia’ para fugir do problema. Para Karilane Silva, de 33 anos, a saída foi colocar rampas e ‘elevar’ a casa.

“Temos essa rampa na entrada e essas partes mais elevadas. A água chegou na minha varanda, mas não chegou a invadir a casa”, comentou Karilane ao mostrar a estrutura adaptada em sua casa para diminuir o impacto das chuvas na região.

Estragos de ontem

A de MS emitiu um alerta de chuvas intensas ainda na noite de terça-feira (18), em algumas regiões da cidade, como no bairro São Conrado onde foram registradas quedas de granizo. As rajadas de ventos alcançaram os 83,3 km/h na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, nesta terça-feira (18), de acordo com o meteorologista Natálio Abraão Filho. O registrado nesta região da Capital nesta terça foi de ventos com velocidade de 63,0 km/h e rajadas de até 83,3 km/h. Mesmo com o mau tempo, o aeroporto não registrou cancelamentos de voos.

Uma árvore caiu durante a chuva  na Rua Damasco, Vila Almeida, região do grande Santo Amaro e deixou parte do bairro sem energia elétrica. Leitor entrou em contato e informou que parte da região ainda se encontra sem energia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

Defensoria realiza atendimentos no distrito de Arapuá nesta quinta

Fonseca avança às quartas na Basileia após desistência do adversário

vagas

Judiciário convoca candidatos para prova objetiva do 34º Concurso da Magistratura

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Identificado motorista que morreu carbonizado em capotamento na BR-158

Últimas Notícias

Esportes

Meio-campista Angelina espera jogo difícil contra a Inglaterra

Angelina é uma das jogadoras mais experientes do Brasil

Esportes

Sorteio define mandos de campo das semifinais Copa do Brasil

Sorteio contou com a participação dos técnicos e capitães das quatro equipes

Polícia

Caminhão utilizado em golpe de roubo de cargas em GO é apreendido na BR-262

Proprietário é investigado por usar o caminhão em ocorrências falsas

Cotidiano

MS tem 152 mil usuários de cigarros eletrônicos, diz pesquisa da USP

MS deixa de arrecadar R$ 244,4 milhões por ano, aponta o estudo