Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura de Miranda decreta fim do uso obrigatório da máscara em locais fechados

Município irá seguir medidas adotadas pelo Governo do Estado
Arquivo -

A , a 196 quilômetros de , decretou o fim do uso obrigatório da máscara em ambientes fechados. A publicação feita na edição da última sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município, informa que a decisão da retirada da obrigatoriedade segue as recomendações do Governo de .

Conforme o decreto, fica revogado o uso obrigatório, mas há a recomendação. “O uso de máscara de proteção individual é facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado, no município de Miranda, especialmente nos: órgãos, instituições e entidades públicas; estabelecimentos privados acessíveis ao público; meios de transporte coletivo intermunicipal e interestadual”, informa o decreto.

Entretanto, o decreto não exclui a competência da Secretaria Municipal de Saúde expedir recomendações sobre o uso de máscara e outras providências.

Confira as novas regras: MS desobriga uso de máscara em locais fechados

O governo de Mato Grosso do Sul decidiu nesta quarta-feira (9) pela desobrigação do uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo Prosseguir.

“Analisamos dados técnicos com critérios e a liberação vai ser publicada a partir de amanhã”, disse o presidente do comitê, Eduardo Riedel.

Ao lado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, pontuou que “essa decisão foi tomada diante do quadro da covid em MS, decréscimo substancial nos últimos dias, número de óbitos e de internações caíram também”.

O secretário de governo, Eduardo Rocha, concluiu: “Amanhã de manhã, a Secretaria de Governo publica decreto liberando o uso de máscaras e recomendando em casos necessários”.

Conforme adiantado pelo Jornal Midiamax, o Governo do Estado já estava desde o começo da semana passada elaborando um documento com recomendações a serem encaminhadas ao Comitê do Prosseguir (Programa de Segurança da Economia e da Saúde), entre elas a flexibilização do uso de máscaras, agora em locais fechados.

Dessa forma, MS é o 1º estado do país a liberar as máscaras até em locais fechados. Até o momento, apenas as capitais , Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Manaus, bem como o já dispensam a obrigação do acessório em ambientes abertos. Somente o município do Rio de Janeiro já desobrigou o uso do protetor facial em locais fechados.

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, conversou com a equipe de reportagem do Midiamax e adiantou que não existe mais a obrigatoriedade de usar máscaras, inclusive em escolas e transporte coletivo, mas ressaltou que cada município vai ter autonomia para tomar as suas próprias decisões.

“Liberamos em todos os locais, mas cada município vai decidir o que achar melhor e quais as regras estabelecerão. Ainda recomendamos, não exigimos, mas pedimos para os idosos e pessoas com comorbidades que continuem usando máscaras”, adiantou Geraldo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Últimas Notícias

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido

Cotidiano

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Magali dos Santos Borges, de 43 anos, precisa remover o rim esquerdo

Polícia

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Operação aconteceu após denúncias encaminhadas por meio do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)