Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura renova convênios para que 8 municípios descartem resíduos no aterro de Campo Grande

Um estudo aponta que o lixão da Capital só aguenta receber descartes até o ano que vem
Anna Gomes -
Assinatura dos convênios nesta manhã.
Foto: Anna Gomes/Midiamax

Mesmo com a previsão do aterro sanitário de só ‘aguentar’ receber descartes até 2023, a Prefeitura de Campo Grande renovou convênios para que 8 municípios realizem o abandono dos resíduos na Capital. Os documentos foram assinados na manhã desta terça-feira (16).

Em 2021, estudo apontou que o limite de “vida útil” do aterro sanitário seria até o ano que vem, mas a Prefeitura precisa destravar licenças ambientais e alvarás exigidos para ativação de uma nova área.

Conforme o diretor-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Odilon de Oliveira Júnior, os oito municípios já realizavam o descarte de lixo no aterro sanitário da Capital e hoje foi apenas uma renovação dos convênios.

“Já estava sendo feito antes e apenas renovamos os convênios. O objetivo é que os municípios consigam trazer o resíduo para o aterro da Capital. O estudo feito já incluía essas cidades”, explicou.

A renovação dos convênios aconteceu com os municípios de Figueirão, Jaraguari, Bandeirantes, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, , Rochedo e Terenos. Os documentos contaram com a assinatura da prefeita de Capital, Adriane Lopes (PP).

“A renovação do convênio faz parte da parceria. Estamos ajudando esses municípios a destinarem os seus resíduos”, destacou Adriane.

Hoje, é de 45 hectares a área do aterro sanitário da Capital, às margens da BR-262, no Bairro Dom Antônio. Na (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) tramita projeto de licenciamento de espaço duas vezes maior, com aproximadamente 90 hectares.

Em um processo demorado por causa da complexidade da obra, a ativação do novo aterro sanitário depende de três licenças. A primeira é a licença prévia, que inclui estudos ambientais e por isso é a mais demorada. É justamente essa fase que está em análise na Prefeitura.

A segunda, licença de instalação, avalia o projeto e programas ambientais para a área. Por fim, a licença de operação é o alvará final que autoriza o início do serviço. Até que toda papelada esteja pronta, a área de descarte no Dom Antônio segue ativa.

No final do mês de julho deste ano, o Midiamax chegou a questionar a prefeita de Campo Grande que manteve para 2023 o prazo para desinstalação do aterro sanitário da cidade, que teve tempo limite de “vida útil” fixado para o ano que vem.

“Temos uma comissão da (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) juntamente com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que estão estudando novas possibilidades. Tudo está sendo realizado com esse prazo de 2023″, disse Adriane Lopes.

Tarifa solidária

Além dos 8 convênios, a Prefeitura também aumentou a tarifa solidária de 3% para 6%. O percentual abrange de 15 para 30 mil pessoas que devem receber uma tarifa diferenciada. Os interessados devem se inscrever no CadÚnico e consumir até 20 metros cúbicos de água mensalmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
apagão energia

Falha na proteção de subestação pode ter levado à desconexão da região Sul no dia 14, diz ONS

vestibular ufgd

Tema da redação da UFGD diz sobre a desvalorização da educação e cultura da ostentação

Motociclista é socorrido com suspeita de traumatismo craniano após colisão com carro

Influenciadores de MS marcam presença no baile de Halloween da Sephora

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

minha casa minha vida

Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida anima setor, mas critérios para financiamento impactam demanda em MS

Últimas Notícias

Política

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Corrida dos Poderes terá a 3ª edição no sábado (25)

Esportes

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Entretanto, 'reforços milionários' da temporada ficaram no banco

Polícia

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

O nome ou idade do invasor do shopping não foram informados

Política

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Se não regularizarem os problemas que causam ruídos, motociclistas podem perder a moto