Pular para o conteúdo
Cotidiano

SES vai ‘distribuir imediatamente’ doses de vacina infantil assim que chegarem a MS

Expectativa é que imunizantes cheguem ao Estado já na segunda quinzena deste mês
Arquivo -
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, diz que pretende “distribuir imediatamente” as doses de vacinação infantil assim que chegarem a . A data prevista, conforme divulgação do Ministério da Saúde, é a segunda quinzena de janeiro.

“Assim que chegarem pretendemos começar no mesmo dia. Vamos reproduzir a mesma estratégia da vacina dos acima de 12 anos. A intenção é chegar e distribuir imediatamente, convocando os municípios para fazerem a aplicação imediata”, explicou ao Jornal Midiamax o secretário. 

Segundo Resende, o planejamento inclui o prazo máximo de 12 horas para distribuição em todo o Estado. “Se chegar pela manhã ou à tarde os municípios já podem receber. Desta forma, na capital e municípios mais próximos iniciam à tarde mesmo. Se chegar à noite, a partir das 7 horas já serão entregues a todos os municípios. Vamos continuar como sempre fizemos nestes 8 meses, sendo o estado mais rápido a distribuir e aplicar doses”, finalizou. 

Sem necessidade de receita médica

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 a 11 anos, sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

No dia 27 de dezembro, conforme apurou o Jornal Midiamax, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

O Ministério da Saúde, no entanto, ainda não liberou a vacinação para crianças. A princípio, houve o reconhecimento de que o imunizante é seguro para esta faixa etária, porém a autorização da vacinação ocorreu somente por parte da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

O assessor militar da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Marcello Fraiha, comentou que a vacina a ser utilizada será a da , só que com dosagem e composição diferentes da que já é utilizada para os maiores de 12 anos, sendo a distribuição feita pelo Ministério da Saúde. Fraiha ainda ressaltou que o Estado possui 291.800 crianças nesta faixa etária aptas a se vacinarem.

Esquema vacinal

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo. 

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Assim, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 0,3 mL.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2º a 8ºC. A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do PNI/MS (Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

virginia

Rainha da Grande Rio, Virgínia exibe unha machucada após ensaios: ‘Dei a vida’

BR-163 tem ‘pare e siga’ com três km de lentidão durante obras em Bandeirantes

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

Últimas Notícias

Polícia

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Vítima encontrada morta neste sábado teria aproximadamente 50 anos

Emprego e Concurso

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Edital abre 65 vagas para profissionais alfabetizados e de nível médio, para atuarem em escolas rurais

Cotidiano

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

Um óbito permanece em investigação pela Saúde

Trânsito

VÍDEO: Picape fura preferencial e motociclistas são arremessados na Manoel da Costa Lima

Motociclista e passageira chegaram a ficar desacordados após a colisão