Pular para o conteúdo
Cotidiano

Setor de serviço em Mato Grosso do Sul apresenta estabilidade em setembro

Pesquisa mensal do mês expõe queda de 0,1% comparado ao ano passado
Karina Campos -
turismo
Serviços de turismo tiveram grande alta no Brasil (Foto: Reprodução)

apresentou estabilização no volume de serviços se comparado a agosto, na série com ajuste sazonal, conforme a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (11).

Quando comparado a setembro do ano passado, o balança mostra que houve queda de 0,1% no volume de serviços. O acumulado de 12 meses é de 6,1% com alta de 6,5%. A pesquisa expõe índices de receita nominal e de volume, este último como resultado da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos para cada atividade.

O Estado fica atrás de 19 das 27 unidades da federação, ficando em 20ª posição dentre regiões que avançaram na expansão do volume de serviços de setembro. Na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço de 0,9% no Brasil.

Avanços no Brasil

Os impactos mais importantes vieram do (0,7%), seguido por Santa Catarina (2,6%), Rio Grande do Sul (1,0%) e (0,1%). Em contrapartida, (-2,3%) exerceu a principal influência negativa, seguido por Pernambuco (-1,6%) e Minas Gerais (-0,2%).

Frente a setembro de 2021, o avanço do volume de serviços no Brasil (9,7%) foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. A principal contribuição positiva ficou com São Paulo (12,5%), seguido por Minas Gerais (13,0%), Rio de Janeiro (4,0%), Rio Grande do Sul (7,9%) e Santa Catarina (9,8%).

Em sentido oposto, Distrito Federal (-2,7%) e Mato Grosso do Sul (-0,1%), assinalaram os únicos resultados negativos do mês. Já no acumulado de janeiro a setembro de 2022, frente a igual período de 2021, o avanço no Brasil foi de 8,6% se deu de forma disseminada, já que 26 das 27 unidades da federação também mostraram expansão na receita real de serviços.

O principal impacto positivo veio de São Paulo (10,5%), seguido por Minas Gerais (11,1%), Rio Grande do Sul (12,2%), Rio de Janeiro (2,8%), Pernambuco (12,7%), Paraná (4,6%) e (8,2%). A única influência negativa sobre o índice nacional veio do Distrito Federal (-1,7%).

Atividades turísticas crescem 0,4%

O índice de atividades turísticas cresceu 0,4% frente ao mês imediatamente anterior, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,2%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 0,7% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Apenas cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta verificado na atividade turística nacional (0,4%). O destaque positivo foi Rio de Janeiro (2,6%), seguido por São Paulo (0,7%), Distrito Federal (3,4%) e Pernambuco (1,6%). Em sentido oposto, Minas Gerais (-1,5%) e Rio Grande do Sul (-3,2%) tiveram os principais recuos.

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 36,9% frente a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pelas altas nas receitas de empresas de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.

Alta após pandemia

Na comparação com setembro de 2021, houve alta de 22,5%, 18ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, pelo aumento na receita de empresas que atuam em transporte aéreo; locação de automóveis; restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros.

Os doze locais investigados registraram taxas positivas, com destaque para São Paulo (44,3%), Minas Gerais (58,7%), Rio de Janeiro (19,2%), Rio Grande do Sul (47,6%) e Bahia (31,1%).

Transporte de passageiros tem alta de 1,6%

O volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 1,6% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após ter recuado 0,5% em agosto.

A pesquisa indica que o segmento se encontra 1,6% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,0% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

O volume do transporte de cargas teve variação negativa de 0,5% em setembro de 2022, após ganho de 22,5% entre setembro de 2021 e agosto de 2022. O segmento se situa 0,5% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado no mês anterior. Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 33,7% acima de fevereiro de 2020.

Na comparação com setembro de 2021, o transporte de passageiros teve a décima oitava taxa positiva seguida ao avançar 22,8%, ao passo que o transporte de cargas, no mesmo confronto, cresceu 20,6%, seu vigésimo quinto resultado positivo consecutivo.

No acumulado do ano, o transporte de passageiros cresceu 35,6% frente a igual período de 2021, enquanto o de cargas avançou 15,3%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investigador é demitido por virar réu em golpe de vendas de veículos em MS

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que ameaçou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Últimas Notícias

Política

Em audiência, Agetran promete melhorias na ciclovia da Avenida Cônsul Assaf Trad

Manutenção de ciclovias e campanhas de conscientização sobre uso de bicicletas foram abordados no encontro

Esportes

‘Obrigada por realizar o sonho da minha filha’: menina de 9 anos conhece Wallace na Supercopa de Vôlei

Do espectro autista, Ana Alice tem hiperfoco em esportes e tinha o sonho de conhecer o campeão olímpico

MidiaMAIS

Próxima Bienal do Livro em Campo Grande já está sendo planejada e tem datas previstas

Bons resultados da primeira edição garantiram o planejamento de uma segunda

Trânsito

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Especialista explica como ter melhor proveito dos corredores de tráfego otimizados