Pular para o conteúdo
Cotidiano

Shelf Cloud: fenômeno cobre o céu de Dourados e flagra impressiona antes de tempestade

Com nuvem assustadora, fotógrafo registra chegada de frente fria na cidade
Karina Campos -
(Foto: Divulgação/Maycon Zanata)

A passagem da nuvem Shelf Cloud, a nuvem prateleira, impressionou moradores de nesta sexta-feira (25). Em , a 223 quilômetros de , o fotógrafo Maycon Zanata, conhecido como ‘Caçador de tempestades’, flagrou o fenômeno durante a madrugada.

Segundo o profissional, não houve registros graves de danos durante o temporal, entretanto, o tamanho e a densidade da nuvem impressionaram. Nas imagens é possível notar que a nuvem longa de forma horizontal estava baixa e acumulada.

“Teve forte e muita descarga elétrica, teve rajada de vento, mas não tão forte para arrancar árvores, embora Dourados seja conhecida por ter [registros] de queda de árvore em quase todos os temporais. Isso pelas 2h de hoje, mas passou, amanheceu só nublado e sereno. Aqui foi mais tranquilo [a passagem de frente fria], mais forte foi no Paraná, com queda de granizo. Vendavais que derrubaram caminhões, estragou plantações”, disse.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, o termo técnico do fenômeno é nuvem cumuloninbus arcus. “Desde a terça-feira (22) estamos informando da chegada desta frente fria. Essa nuvem é muito perigosa e causa muito estrago no chão e na aviação”, alerta.

Confira as imagens:

Frente fria chegando

A sexta-feira (25) amanheceu nublada e com chuva em Campo Grande. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para a chegada de uma frente fria, especialmente na região sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. Neste fim de semana, a mínima será de 14°C, com previsão de chuva acompanhada de granizo.

O monitoramento aponta que as chuvas podem vir com acumulados significativos, logo, as temperaturas estarão mais amenas. A frente fria vem da Argentina, passando por várias cidades do MS e provocando chuvas generalizadas a partir de hoje.

A probabilidade é de chuvas com intensidade de moderada a localmente forte, tempestades acompanhadas com raios, rajadas de vento e queda de granizo. “Os modelos de previsão analisados pela equipe do , indicam maiores acumulados de chuva entre esta sexta-feira e o sábado com volumes significativos, que, pontualmente, podem atingir valores acima de 50 mm/24h”, informa.

Já no domingo (27), a chuva não deve dar trégua, o tempo deve continuar instável, e há probabilidade para chuvas de intensidade de fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste, pela combinação de calor e umidade.

As chuvas e a maior cobertura de nuvens irão provocar uma redução nas temperaturas mínimas e máximas. A tendência apontada pelo Cemtec é que ao longo do final de semana as temperaturas registrem médias entre 19/29ºC para a região pantaneira, 22/33ºC, 14/28ºC para a região sudoeste e na capital entre 21/28ºC.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A rivalidade comercial e empresarial da “vizinha” Belém, no Pará

A despeito dos limites de divisas, praticamente apenas a Ilha de Marajó e 50 minutos de voo separam as duas capitais

Bastidores

[ BASTIDORES ] ‘Meet and Greet’ após acordo

Colega de partido apontou falta de consenso e cutucou sobre liderança

Sérgio Cruz - O dia na história

1941 – Baianinhos atacam destacamento policial de Camapuã: 5 mortes

Essa seria uma das primeiras ações da gangue, responsável pelo terror na zona rural até 1944

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima