Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com centro de testagem fechado, teste de covid ocorre apenas nas unidades de saúde de Campo Grande

A testagem segue ocorrendo nas unidades de saúde da capital por demanda espontânea e sem necessidade de agendamento
Fernanda Feliciano -
O teste de covid-19 é recomendado para quem apresentar sintomas respiratórios. (Foto: Divulgação/PMCG)

Quem procurou efetuar testes de -19 na manhã desta segunda-feira (16) no Centro de Testagem da (Universidade Católica Dom Bosco), nas proximidades da praça do Rádio Clube, precisou voltar para casa. A unidade teve suas atividades encerradas hoje devido à redução da demanda registrada nas últimas semanas.

Com cerca de 194,5 mil testes de antígenos realizados, o Centro de Testagem da UCDB auxiliou na testagem em massa do município em períodos críticos da pandemia. Deste total de testes, 45,9 mil foram positivos e 148,5 mil negativos. A maior procura no local foi em janeiro, que contabilizou 102,5 mil testes.

Apesar de pegar usuários que foram até o local de surpresa, a (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou ao Jornal Midiamax que os testes seguem sendo realizados nas 72 unidades de saúde normalmente, e sem necessidade de agendamento.

Segundo a pasta, é possível realizar a testagem em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) da cidade de forma gratuita e por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

O secretário municipal de saúde José Mauro Filho destaca que o centro de testagem foi importante para o controle epidemiológico da doença. “A disponibilização desta estrutura foi fundamental para que o Município pudesse absorver a demanda por testes e certamente isso impactou de forma positiva no controle epidemiológico da doença, através da detecção precoce”, comenta.

Quando devo fazer o teste?

O teste de covid-19 é recomendado para pessoas que estejam com sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça, até sete dias. Após a coleta, é preciso aguardar até 20 minutos para sair o resultado, no caso do antígeno. Quem tiver o resultado positivo já recebe a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

Além disso, o paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de recesso no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação