Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Figueira centenária morta é retirada do canteiro da Afonso Pena

A figueira centenária do canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino, que estava morta e, por isso, a Prefeitura tomou a decisão de retirá-la, começou a ser removida na manhã deste domingo (10). Segundo a equipe da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que acompanha … Continued
Lucas Mamédio, Graziela Rezende -
Figueira já sem os galhos após trabalho de corte da Semadur (Foto: Henrique Arakaki)

A figueira centenária do canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino, que estava morta e, por isso, a Prefeitura tomou a decisão de retirá-la, começou a ser removida na manhã deste domingo (10).

Segundo a equipe da (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano), que acompanha o trabalho de retirada da árvore no local, a remoção começou por volta das 6 horas da manhã e deve seguir até às 11 horas, aproximadamente.

Um lado da pista da Afonso Pena, sentido Parque dos Poderes, está interditada para que os galhos e troncos sejam depositados ali antes de serem levados. Alguns troncos foram triturados e outros serão removidos por inteiro.

A aposentada Tania Maria, de 62 anos, que mora há 15 anos em um prédio nos arredores da avenida gravou o momento em que a figueira começou a ser retirada. Ela disse que acompanha o tratamento da árvore há muitos anos e que esta árvore, em especial, sempre destoava das outras, por estar aparentemente “sem vida”. “Hoje, ao ver a árvore desta maneira, parece que é um momento de luto”, lamenta.

Veja o vídeo:

Luta para salvar a figueira

“Esta figueira está doente e cheia de curativos, desde 2017. Nós colocamos espuma com fungicida, fizemos todo o tratamento necessário, nela e nas outras, mas esta em especial não resistiu e já está com risco de queda, por isso a operação será necessária. Fizemos a nutrição do solo também, só que ela não respondeu como deveria. O mesmo tratamento aqui fizemos inclusive nas octogenárias da avenida Mato Grosso e cada uma responde de uma forma”, explicou ao Jornal Midiamax o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Luís Eduardo Costa. 

Figueira ficava em frente à Joaquim Murtinho (Foto: Henrique Arakaki)

Figueira deixou filhotinha, diz secretário

Antes da retirada, no entanto, a Semadur fez um planejamento e plantou a muda desta figueira alguns metros adiante. “É a filhotinha dessa figueira, algo que servirá para as próximas gerações. Agora ela já está bonita e firme. É um clone da mãe. Tudo isso mostra o quanto precisa manter a qualidade sensorial e a questão cultural, então, esse manejo é muito necessário, inclusive para manter a cidade como sendo a Cidade Árvore do Mundo, pelo terceiro ano consecutivo”, finalizou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Últimas Notícias

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava

Transparência

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Empresa A.S. Construtora venceu a licitação e terá 360 dias para concluir a obra no distrito de Jacareí