Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO mostra criança de 7 anos dirigindo sozinha com apoio do pai em Campo Grande

Entregar veículo na mão de pessoa não habilitada é considerada falta gravíssima e motorista pode ser punido
Karina Campos, Mariane Chianezi -
criança dirigindo
(Foto: Reprodução/Leitor Midiamax)

Um vídeo enviado ao Jornal Midiamax nesta sexta-feira (13) e que circularia nas mostra uma criança de 7 anos conduzindo um veículo em rua de , sendo filmada pelo pai. Conforme a legislação, motorista que entrega carro para não habilitado pode ser multado e punido com falta gravíssima na carteira.

No vídeo, a criança ainda está sem cinto de segurança e na ponta do banco. Ela é incentivada, supostamente pelo próprio pai, a conduzir o veículo.

Pedindo anonimato, leitor explicou que, constantemente, vídeos e fotos da situação são divulgados nas redes pelo pai. “Eu já perdi alguém que eu amava muito, vítima de irresponsabilidade dos outros no trânsito. E se essa criança atropela alguém? Ou bate em outro veículo? Isso é muito perigoso”, disse.

Nas imagens é possível notar que a criança conduz sentada na beirada do banco do motorista, por não ter tamanho suficiente para alcançar os pedais, segurando no volante e com o carro em movimento. Ao lado, o passageiro diz: “Olha lá, ‘gurizão’ do pai. Sete anos de idade. Isso aí, meu garoto. E eu só de boa”.

“Vai dirigir o dia que ele quiser”

A reportagem entrou em contato com o suposto pai da criança, que disse que o filho estaria em um local fechado. “Tem rua em condomínio fechado, longe da cidade. O filho é meu, vai dirigir o dia que ele quiser. Pilota moto em lugar normal”.

O Jornal Midiamax também acionou o (Departamento Estadual de Trânsito de MS), que afirmou que não abrirá investigação, mas que recebeu a denúncia com preocupação.

Em nota enviada à reportagem, a diretora de Habilitação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Lina Issa Zeinab, explica que uma criança não tem estatura e nem os reflexos necessários de um condutor adulto.

“É com muita preocupação que tivemos conhecimento do ocorrido. Para conduzir um veículo automotor em via pública é necessário seguir um processo que envolve aulas e exames. A criança, além de não ter estatura necessária à condução segura, ainda não possui o desenvolvimento de todas habilidades necessárias como atenção, segurança, autonomia e rapidez na tomada de decisão”, pontua.

A diretora ainda destaca que o órgão de trânsito trabalha “na missão de promovermos um trânsito seguro à coletividade. É preciso ter consciência que atitudes como esta colocam em risco tanto a vida do pai e filho que estão dentro do veículo, como dos demais pais e filhos que estão fora dele. Além disso, entregar o veículo a pessoa não habilitada é considerada falta gravíssima e o proprietário pode ser multado”, disse.

Além de infringir o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a situação retratada no vídeo também incorre em outras violações, tais como contravenção penal e, até mesmo, desrespeito ao artigo 249 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que considera infração “descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda”, cuja pena é de “de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência”.

Confira o vídeo onde a criança conduz veículo:

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

* Atualizada às 15h41 para correção de informação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sesau convoca 120 médicos para reforçar atendimento em unidades de saúde

Vazamento de gás provoca incêndio em residência e idoso sofre queimaduras em Campo Grande

63% já usaram IA no Brasil e 51% creem que decisões são melhores que de humanos, diz pesquisa

Trump: China pode pagar tarifa de 155% sem acordo, mas expectativa é de entendimento com Xi

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Homem é executado a tiros em estacionamento de shopping na fronteira com Ponta Porã

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

mae de eliza samudio perfil bruninho

Mãe de Eliza Samúdio faz apelo sobre fake de Bruninho: ‘peço aos amigos’

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Sonora corrige erro e valor de ata de R$ 106 milhões é reduzido

Executivo aderiu uma parte que soma R$ 2,2 milhões da ata do CIM-Jequitinhonha

Mundo

Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Presidente da Colômbia afirmou que Trump foi grosseiro com o país nas últimas publicações em redes sociais sobre a Colômbia

Polícia

Identificado homem executado no estacionamento de shopping em Pedro Juan Caballero

Vítima fatal é o brasileiro Jonathan Medeiros da Fonseca, brasileiro de 31 anos. Motorista do carro também foi atingido, mas conseguiu fugir

Mundo

Trump assina acordo comercial com a Austrália para trabalhar em conjunto em minérios críticos

Trump afirmou que deve manter a porcentagem das tarifas contra o país