Pular para o conteúdo
Cotidiano

Adeus, papel: saiba como baixar documentos digitais que transformam celular em carteira

Entre os documentos estão CNH, título de eleitor e até cartão do SUS
Karina Campos -
boatos justiça eleitoral
Aplicativos em celular (Ilustrativa, Freepik)

O último levantamento do indicava que serviços públicos já superavam a meta de 20% em modernização ao acesso de documentos digitais e autoatendimento por aplicativos. O Jornal Midiamax separou uma lista dos principais aplicativos para se ter o documento digital no celular e dar adeus aos documentos impressos, transformando o telefone em carteira.

Todos os aplicativos listados estão disponíveis para baixar pelo App Store e Play Store, as versões do sistema Apple e Android. Além disso, a utilização das plataformas é gratuita.

CNH e CRLV

Os condutores podem baixar a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma reúne os principais serviços aos condutores, como infrações e multas.

A versão online tem a mesma legalidade do documento impresso. Ou seja, se for parado em uma blitz, por exemplo, caso não esteja com a CNH ou CRLV impressa, basta mostrar ao agente de trânsito o documento no aplicativo.

Para baixar é simples, vá até a App Store ou Play Store e digite: Carteira Digital de Trânsito. O app é do Governo Federal, portanto, é necessário ter uma conta no Gov.br. Após o login, o sistema irá apresentar o passo a passo para ter acesso aos documentos. Clique aqui para conferir.

MS Digital

tem uma versão que reúne vários documentos essenciais, entre eles estão: Cadastro do Produtor, Cartão de Vacinação, Cartão do Doador de Sangue, Cartão do SUS, Carteirinha do Estudante, Carteira de Identificação Desportiva e Passe Livre Intermunicipal.

O MS Digital é um aplicativo multiplataforma totalmente gratuito e desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para que a população tenha acesso ágil e moderno a diversos serviços públicos estaduais.

Clique aqui para baixar.

Título de Eleitor

Há anos que a versão impressa do Título de Eleitor está “velha”, pois o e-Título foi lançado em 2017, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre e adotado pelo TSE para ser usado no resto do país.

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

É muito fácil baixar, basta acessar as plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para a eleitora ou eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Carteira digital

Os celulares mais modernos já estão com a carteira digital instalada. Nela, o proprietário pode inserir o cartão do banco que utiliza. A ferramenta permite pagar contas como o cartão físico por aproximação nas maquininhas do comércio.

Verifique entre os aplicativos fixos do seu aparelho.

Carteira de Trabalho

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital permite ter acesso aos registros trabalhistas, como contratos de trabalho, número do PIS e Pasep. A ferramenta é do Governo Federal, portanto, o usuário deve ter uma conta no Gov.br.

Carteira de Identidade Nacional

A Carteira de Identidade Nacional é o documento idêntico ao impresso, com a legalidade em todo território brasileiro, além de número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Este documento também está incluso no aplicativo Gov.br, basta acessar o ícone “Meus Documentos”.

CPF

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Também está disponível na plataforma Gov.br.

Conecte SUS

O Conecte SUS Cidadão é um aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde o usuário pode acessar seus dados no SUS (Sistema Único de Saúde), como exames, vacinas e dispensação de medicamentos. Para baixar, faça uma busca na loja online do seu celular com o nome do aplicativo, em seguida, faça o cadastro. O banco de dados também utiliza a plataforma Gov.br.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local