Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após feriado de Carnaval, 180 mil alunos da rede estadual voltam às aulas em MS

Ao todo, a recepção para o novo ano letivo acontece em 348 escolas da rede
Karina Campos, Clayton Neves -
Escola Joaquim Murtinho, no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki / Midiamax)

Trânsito mais movimentado e ônibus cheios indicavam mudança no cenário pelas ruas de na manhã desta quinta-feira (23), dia de volta às aulas para 180 mil estudantes da rede estadual de ensino. Além do vai e vem de alunos, a ansiedade  de pais e filhos foi marcante para quem se preparava para mais um ano letivo, logo após o feriadão do Carnaval.

Mãe coruja, Irene Rodrigues, de 52 anos, foi acompanhar a filha, Geovana Caroline, de 15, no primeiro dia de aula na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no Centro da cidade. “A gente mora no e de lá aqui é uma viagem, vim para mostrar os horários e caminho até aqui”, comentou Irene.

Já na adolescente, que começa hoje o primeiro ano do ensino médio, era evidente o nervosismo típico de estreante na escola nova.

Nas ruas da cidade, o trânsito mais intenso e ônibus e pontos lotados evidenciavam a presença dos estudantes. De minuto em minuto, grupos passavam a ocupar escolas por toda a cidade.

Para ajudar a controlar a ansiedade da enteada, o coordenador de vendas, Rodrigo de Cairo Martins, fez questão de acompanhá-la no primeiro dia. “Vim dar apoio para tirar a ansiedade e o medo, e mostrar o trajeto de ônibus”, comentou. 

Aluna do primeiro ano do ensino médio, Júlia Costa era só ansiedade. “Conheço algumas pessoas, mas mesmo assim fico bem nervosa”, relatou. 

348 escolas 

Ao todo, a recepção para o novo ano letivo acontece em 348 escolas da rede estadual, que oferecem ensinos Fundamental e Médio, programas de Correção de Fluxo e Profissional.

“Para este ano, foram adquiridos mais de 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares. Estamos trabalhando para que esses materiais estejam à disposição dos nossos estudantes nos primeiros dias de aulas, com uma logística de entrega iniciada ainda em janeiro para a correta distribuição dos itens para todas as unidades de ensino da Rede”, explicou o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

Conforme disposto no Diário Oficial do Estado (DOE), páginas 12 a 18 da edição n. 11.056 de 24 de janeiro de 2023, neste ano, haverá 200 dias letivos, com 11 sábados de atividades, além de 4 dias para a realização de Exames Finais e, ainda, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso escolar será entre os dias 17 e 31 julho e o do Ano Letivo está marcado para o dia 15 de dezembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça recomenda anulação da eleição para presidência da Previd em Dourados

Ministério da Saúde cria comitê para debater judicialização no SUS

MS tem um caso e uma morte suspeitos de intoxicação por metanol, segundo a SES

Homem é agredido a pauladas por casal na antiga rodoviária de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

bazar

Com itens a R$ 1, bazar solidário do São Julião encerra nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Política

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Retirada foi necessária após a descoberta de dois nódulos

Mundo

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Segundo ele, programas beneficiavam eleitores e políticas dos democratas

Cotidiano

Figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga será removida na próxima semana

Prefeitura confirmou que a árvore está danificada e comprometida

Transparência

Após denúncia, prefeitura de Maracaju é pressionada a demitir temporários em vaga de concursados

Entre os mais de 60 contratados, está o pai de uma secretária municipal, que ganha o dobro do salário da função