Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bloquinho de chuva? Previsão indica tempestade e frio de 15°C durante Carnaval em MS

Meteorologia alerta para avanço de frente fria e declínio na temperatura no Estado
Karina Campos -
carnaval campo grande blocos bloquinho
Carnaval na Esplanada Ferroviária - (Foto: Cordão Valu)

A previsão do tempo para o período de em pode molhar, literalmente, os planos dos foliões. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para tempestade e avanço da frente fria a partir de sexta-feira (17). A análise indica que as chuvas podem atingir acumulados superiores a 50 mm em 24 horas, além de probabilidade de queda de raios e rajadas de vento.

O tempo deve ser instável na sexta-feira (17), com chuvas moderadas, porém, localmente, há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões centro-sul, norte e oeste.

O monitoramento explica que o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorecem a formação de nuvens e chuvas. As temperaturas mínimas previstas ficam entre 19 e 23°C. As menores temperaturas são esperadas para a região sul do Estado. Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 31°C, principalmente na região do bolsão.

Em , a mínima será de 22°C e máxima de até 26°C. Com a chegada da frente fria, os atuam do quadrante norte e, ao longo do dia, sopram do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 a 70 km/h.

No sábado (18), a tendência é de tempo mais firme, principalmente no centro-sul do Estado, com temperaturas mínimas mais amenas, entre 15 e 22°C, devido ao avanço do ar frio. A frente fria será a mais intensa, até o momento, em 2023. O dia promete ser de sol e variação de nebulosidade.

cemtec

Com o avanço do ar mais frio no sábado, a previsão é que o tempo fique mais seco de forma geral. As temperaturas máximas ficam mais amenas e as maiores temperaturas são esperadas para a região do bolsão, onde as máximas atingem 29°C. As regiões norte, nordeste e bolsão devem ter chuvas. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máxima de 25°C.

A partir de domingo (19) até a quarta-feira (22), volta a condição de tempo instável, com chuvas moderadas que localmente podem ser mais intensas. O retorno de umidade para o Estado acaba deixando o tempo instável com chuvas em praticamente todas as regiões. “De forma geral, as temperaturas ficam mais amenas, devido à atuação da massa de ar pós-frontal”, pontua o Cemtec.

As menores temperaturas são esperadas para região sul, com valores entre 15 e 16°C, e as máximas não passam dos 28°C. Os ventos atuam do quadrante sul/sudeste e, ao longo do domingo, sopram do quadrante leste com valores entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 km/h.

cemtec

De segunda (20) a quarta-feira (22), a disponibilidade de umidade e avanço de cavados determina a instabilidade, com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, as chuvas podem ser mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

São previstas temperaturas mínimas entre 20 e 22°C e máximas de até 30°C nas regiões sul, sudoeste e leste do Estado. Por outro lado, nas regiões norte, pantaneira e bolsão, esperam-se mínimas entre 21 e 23°C e as máximas poderão atingir os 30°C. Na capital, mínimas de 21°C e máximas de até 27°C. Os ventos variam de 30 a 50 km/h ou pontualmente acima de 50 km/h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A rivalidade comercial e empresarial da “vizinha” Belém, no Pará

A despeito dos limites de divisas, praticamente apenas a Ilha de Marajó e 50 minutos de voo separam as duas capitais

Bastidores

[ BASTIDORES ] ‘Meet and Greet’ após acordo

Colega de partido apontou falta de consenso e cutucou sobre liderança

Sérgio Cruz - O dia na história

1941 – Baianinhos atacam destacamento policial de Camapuã: 5 mortes

Essa seria uma das primeiras ações da gangue, responsável pelo terror na zona rural até 1944

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima