Pular para o conteúdo
Cotidiano

Canoata quer unir pescadores e ribeirinhos para recuperar leito e mata ciliar do Rio Dourados

Além do replantio de mudas frutíferas, voluntários farão limpeza do local durante a 8ª Edição da Canoata que acontece no dia 26 de novembro
Marcos Morandi -
Ação ambiental estava suspensa desde a pandemia (Foto: reprodução, Hédio Fazan)

Suspensa desde a pandemia da Covid-19, a 8ª edição da Canoata, que acontece anualmente, volta a ser realizada no dia 26 de novembro. A iniciativa do Clube de Imprensa de , em parceria com Rotary Clube Caiuás que reunir o maior número possível de voluntários que farão o replantio de mudas de árvores nas margens do e a limpeza do leito.

Nesta edição, os organizadores vão dividir os participantes em grupos que irão fazer o reflorestamento, enquanto outros realizam a limpeza das águas. Na última ação, foram retiradas mais de duas toneladas de lixos, como pneus, geladeira velhas, máquinas de lavar e outros utensílios domésticos.

“Nós queremos chamar toda a sociedade para nos unirmos em defesa desse rio que está com as águas cada vez poluídas e contaminada e a cada dia com menos peixes. Além disso, o Dourados vem sendo castigado pelo assoreamento. É por isso que temos nos preocupado também em fazer a recuperação das matas ciliares”, explica o presidente do Clube Imprensa, Hédio Fazan.

Além dos voluntários que moram em diversas regiões da cidade, no entendimento de Fazan, a participação dos ribeirinhos é de fundamental importância. “Os ribeirinhos hoje estão bem mais conscientes. Alguns deles dependem do rio e sabem que precisam cuidar dele. Se o rio acabar, sua fonte de sobrevivência também se esgota”, pondera um dos idealizares da Canoata à reportagem do Jornal Midiamax.

‘A água que jogam lixo, é a mesma água que bebem’

Os organizadores também acreditam no trabalho de conscientização da população por meio de ações mais pedagógicas e que podem resultar na adoção de novos hábitos. “Vamos instalar placas de conscientização sobre os cuidados e respeito com a natureza”, comenta um dos membros do Rotary Clube Dourados Caiuás, Joaquim Ferreira Gonçalves Filho.

“Queremos que as pessoas que frequentam o local recolham ao menos o lixo que produzem. Para isso é preciso que elas entendam que a água onde jogam lixo, é a mesma água que eles vão beber em casa, afinal é o Rio Dourados que abastece nossa cidade”, ressalta Joaquim.

Tanto Hédio Fazan quanto Joaquim Ferreira também lembra que a concentração acontece no dia 26 de novembro, às 7h, no Trevo da Bandeira, de onde o grupo segue em carreata até o Rancho dos Ipês, antigo Rancho do Divino. As ações devem ser encerradas, segundo os organizadores, por voltas das 16 horas.

Saiba como participar:

A 8ª Canoata do Rio Dourados é aberta à toda a sociedade. As pessoas interessadas em doações, informações e participação do projeto, bastam entrar em contato com Joaquim do Rotary através do telefone (67) 98405-6244 ou com Hédio Fazan, do Clube de Imprensa (67) 99350-1889.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued