Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cassems vai inaugurar centro especializado em atendimento de crianças e adolescentes com autismo

Local conta com mais de 15 consultórios e equipe multidisciplinar
Da Redação -
Espaço Somos Cassems (Divulgação)

A (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) inaugura na próxima segunda-feira (23), o espaço Somos Cassems, dedicado ao acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

Com recepção, sala de espera, triagem e mais de 15 consultórios, o centro médico terá uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatra, psiquiatra, terapeutas ocupacionais com integração sensorial, psicólogas, fonoaudiólogos e nutricionista – especialista em seletividade alimentar.

A unidade está localizada na Rua Junquilhos, 469, em ,, com sua arquitetura planejada para que não haja comprometimento da neurodiversidade e ofereça segurança e bem-estar para as famílias e beneficiários que receberão atendimento especializado.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, avalia que há demanda crescente para este tipo de atendimento no Estado. “No Espaço Somos Cassems – TEA, concentraremos os tratamentos e atendimentos ambulatoriais para beneficiários com , atendendo uma demanda que cresce cada vez mais e precisa do nosso olhar atento”, disse.

Autismo

Nos últimos anos a prevalência do transtorno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem crescendo. De acordo com estimativas da Rede de Monitoramento de Deficiências de Autismo e Desenvolvimento (ADDM) do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), divulgadas neste ano, uma em cada 36 crianças foram identificadas com TEA em 2020.

O número retrata o aumento acentuado dos casos diagnosticados, que em 2000, quando levantamento foi realizado pela primeira vez, representava uma em cada 150 crianças. Conforme o relatório do órgão de saúde, os padrões de crescimento têm sido vistos como consequência na melhora da identificação do transtorno.

A médica neuropediatra da Cassems, Andrea Rizzuto de Oliveira Weinmann, explica que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento onde há prejuízo na socialização e comunicação, que varia em severidade nos indivíduos. “Pessoas com autismo apresentam comportamento, interação/socialização e aprendizado diferente da maioria das pessoas. Nos primeiros anos de vida chama a atenção o atraso
de fala e linguagem, associados a comportamentos repetitivos e restritivos, entre outros, como distúrbio do sono, irritabilidade e atraso nos marcos motores”, explica.

Sobre os números, a médica especialista explica que há um aumento da conscientização da sua existência e dessa forma os pacientes chegam mais cedo aos especialistas. “A nova forma de classificação abrange um maior número de pacientes, que antes ficavam apenas nos transtornos globais”.

Os sintomas, segundo Weinmann aparecem antes dos 3 anos, por isso avalia que o diagnóstico precoce é crucial. “O quanto antes iniciarmos as terapias específicas mais chances temos de o indivíduo apresentar melhores respostas em seu neurodesenvolvimento”, completa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação