Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 20 cidades sob alerta, MS tem município entre os 4 mais secos do País

Costa Rica tem o segundo menor índice de umidade do Centro-Oeste
Clayton Neves -
Sol
Umidade do ar está abaixo do recomendado. (Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Aviso meteorológico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem 20 cidades de em alerta pela baixa umidade do ar. , cidade a 330 quilômetros de Campo Grande, ocupa a quarta posição na lista de municípios com clima mais seco de todo o País. 

Prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, afirma que a situação já é sentida pelos moradores, que passaram a procurar a rede de saúde com mais frequência, resultado de incômodos e doenças respiratórias. “A gente tem orientado os moradores a ingerir mais líquido e tomar alguns cuidados importantes, mas todo ano é assim, a partir de junho o clima é muito seco”, finaliza. 

Na farmácias da cidade a movimentação também aumentou. “Muita gente procurando remédio para alergia e gripe”, afirma Márcio Oliveira de Souza, funcionário de uma farmácia na cidade. Apesar do período difícil para toda a cidade, ele afirma que todos já estão acostumados. “Todo ano é assim. A gente recomenda umidificar os ambientes e espera passar”, acrescenta. 

Com índice de umidade relativa do ar em 22%, Costa Rica é a cidade mais seca de Mato Grosso do Sul e a segunda mais seca da região Centro-Oeste nesta segunda-feira (22). 

O alerta do Inmet inclui ainda as cidades de Água Clara,  Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, , Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, e Três Lagoas.

Nos municípios em destaque, a variação de umidade será de 20% a 30%, considerados prejudiciais à saúde, por isso, a recomendação é ingerir muito líquido, evitar a ao sol e umidificar os ambientes. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal para saúde humana é umidade do ar entre 50% e 80%, índices entre 20% e 30% são considerados estado de atenção e abaixo de 10% clima de deserto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local