Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com calor intenso, incêndio já atingiu 260 mil hectares do Pantanal em MS e MT

Incêndio coloca em risco santuário de onças-pintadas
Agência Estado -
incêndio-bombeiro incêndio pantanal
Militar durante combate a incêndio florestal no Pantanal (Divulgação, Corpo de Bombeiros, Ilustrativa)

A previsão de calor intenso e seco na região do nas próximas semanas colocou em alerta os bombeiros de Mato Grosso e . Os incêndios já destruíram mais de 260 mil hectares, desde o início deste mês, no Pantanal de Mato Grosso, um dos biomas mais ameaçados do País.

O fogo atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, que detém a maior concentração de onças-pintadas do mundo. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso usa aviões para combater as chamas que se espalham por áreas inacessíveis por terra. Segundo a corporação, o santuário das onças está sendo monitorado e não houve registro de morte de felinos.

Em todo o Pantanal, que ocupa também parte de Mato Grosso do Sul, foram detectados 1.436 focos de incêndios este ano, 20% a mais que no mesmo período de 2022, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A situação é mais grave no Pantanal norte, em Mato Grosso, onde ocorreram 742 focos apenas em outubro. Neste domingo, 22, o Estado tinha 145 focos ativos, dos quais 66 ocorriam no Pantanal.

O fogo no parque das onças-pintadas, que fica entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, começou no dia 1º de outubro e já consumiu 11% da área total da reserva, de 108 mil hectares. Em 2020, quando o incêndio mais severo atingiu o parque, cerca de 80% da área foi queimada. Várias onças-pintadas foram resgatadas com ferimentos causados pelas chamas.

Neste domingo, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso mantinha 30 militares distribuídos em quatro pontos estratégicos ao longo das margens do Rio Macabu para combater o incêndio. O fogo estava contido em áreas alagadas, acessíveis apenas pelo ar com o emprego de aviões.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais da corporação, tenente-coronel Marcos Alves, as chamas atingiam uma das extremidades do parque e o esforço era no sentido de evitar que alcançasse o santuário das onças. “Nossa ação tem como principal objetivo evitar que o fogo vá para o outro lado do rio. Se isso acontecer, as chamas podem avançar no sentido norte do parque (onde fica o santuário). Trabalhamos arduamente para que isso não aconteça”, disse.

Nos últimos dias, o combate foi intensificado com lançamentos de água pelos aviões do Grupo de Aviação Bombeiro Militar. “Com o uso de aeronaves estamos conseguindo diminuir a intensidade das chamas e fazendo com que o fogo perca a força onde não é possível fazer um combate direto por terra”, disse. O militar disse que muitos focos são originados do uso irregular do fogo no Pantanal. “Enviamos equipes de fiscalização para fazer a prevenção ativa e vamos responsabilizar criminalmente e multar quem for pego nessas ações”, afirmou.

Onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de alto risco devido à onda de calor que deve atingir áreas do Centro-Oeste e do Norte do País. O aviso, válido até as 18 horas desta segunda-feira, 23, inclui ainda áreas do Pará, Rondônia, Tocantins e Goiás. A previsão é de que, em algumas cidades, como , capital do Mato Grosso, o calor chegue a 44ºC.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) de Mato Grosso do Sul também previu uma onda de calor que atingirá o Estado nesta semana. Segundo a estimativa, os maiores índices serão registrados nas regiões pantaneiras, no sudoeste e norte do Estado. A ocorrência de chuvas abaixo da média nos primeiros 15 dias de outubro e a previsão de baixa umidade relativa do ar, entre 10% e 30%, agravam o risco de propagação de incêndios na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Exportações tarifaço

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

Últimas Notícias

Mundo

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Republicano pediu urgência para envio de militares; região é administrada por políticos da oposição de Trump

Esportes

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Experiente, Dani destacou que sua motivação é o público e também sua filha. Disse que seguirá jogando enquanto estiver feliz, pois quer inspirar e levar alegria para os fãs do esporte

Brasil

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

'Chris Brown' é apontado como proprietário do imóvel utilizado como ponto de apoio para antes e depois do crime

Esportes

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Durante coletiva de imprensa em Campo Grande, onde está para disputar a Supercopa, a atleta olímpica anunciou decisão que surpreendeu a todos, inclusive seu treinador, Luizomar de Moura