Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com dados desatualizados, 18 mil famílias unipessoais podem perder benefícios na Capital

Confira como regularizar o cadastro
Clayton Neves -
cadunico
Beneficiários precisam atualizar cadastro para não perder benefício (Foto: Divulgação, Prefeitura)

A Prefeitura de abriu convocação para que 18.365 famílias unipessoais, ou seja, formadas por apenas uma pessoa, regularizem o Cadastro Único. Em Campo Grande, existem 66.800 famílias unipessoais cadastradas, e 11.488 recebem Programa .

Conforme a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), caso não atualizem o cadastro, essas famílias correm risco de ter os benefícios bloqueados e até cancelados, por isso, a urgência na apresentação de documentação exigida. 

Neste semestre, o instituiu nova regra, que estabelece limite municipal de 16% para atendimento de cadastros unipessoais no Bolsa Família. Pela norma, caso o percentual de lares unipessoais recebendo o benefício for igual ou superior a 16% do total de famílias beneficiárias, não serão incluídas novas famílias unipessoais no Programa, até que a cobertura esteja adequada, por isso a importância da atualização cadastral.

Como fazer

Para a família verificar se está em situação de averiguação, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou mandar mensagem pelo (67) 99838-3542. Em caso positivo, será preciso se dirigir a uma das 26 unidades de Cras, Centros de Convivência e Central do CadÚnico e apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência em nome do responsável familiar, além de assinar um termo de responsabilidade específico se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único, evitando assim que pessoas da mesma família recebam mais de um benefício.

No momento de atualizar o Cadastro Único, o responsável familiar precisa declarar a realidade. Caso de fato seja uma família unipessoal, ele irá apenas reiterar as informações declaradas anteriormente, porém, se a família tiver mais membros em cadastros separados, ou até mesmo algum membro que foi omitido, é o momento de corrigir as informações.

“O Cadastro Único é autodeclaratório, mas as famílias respondem civil e criminalmente pelas informações prestadas. Assim, o recebimento de benefício em decorrência da omissão ou declaração de informações falsas pode levar a família a ter que devolver o valor recebido indevidamente, entre outras medidas que podem ser aplicadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, afirmou Viviane Brandão, gerente do CadÚnico. 

A partir das informações prestadas na nova entrevista, os benefícios do Bolsa Família serão reavaliados e o desbloqueio poderá ser do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero