Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cozinha é desmontada sem aviso e ONG suspende distribuição de sopão em Campo Grande

Fraternidade Despertar distribui mensalmente marmitas e sopão para cerca de 500 pessoas e contava com móveis cedidos pelo Governo do Estado
Thalya Godoy -
Móveis da cozinha foram levados. (Foto: Canal Fala Povo)

Os voluntários e funcionários da organização Fraternidade Despertar, no bairro Dom Antônio Barbosa, foram pegos de surpresa com a retirada repentina dos móveis, eletrodomésticos e utensílios por servidores da Sead (Secretaria de Estado de e dos Direitos Humanos), na última sexta-feira (17).

O projeto social, que existe desde 2012, possui uma parceria com o Governo de há oito anos, em que foram cedidos móveis para o funcionamento da Fraternidade Despertar. Em imagens enviadas ao Canal Fala Povo é mostrado como a cozinha ficou vazia após a retirada dos utensílios.

A organização atende mensalmente cerca de 500 pessoas com a distribuição de marmitex aos sábados e sopão aos domingos. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Diana Peres, foram levados móveis da cozinha, como fogão, geladeira e freezer, além de ar-condicionado, mesas e cadeiras.

“Um caminhão chegou e levou tudo sem falar o motivo. Os servidores ainda vão voltar para levar outras coisas”, afirma a coordenadora Diana Peres. 

Além da distribuição de comida, o espaço também acolhe o projeto “Mãos de Luz” em que oito voluntárias costuram para bebês de mães gestantes carentes. 

Apesar deste projeto não estar ligado diretamente à parceria com o governo, a direção teme que também seja interrompido. 

“O projeto acaba porque nós sempre sobrevivemos com doações, promoções e rifas e para manter um projeto deste tamanho não teremos como”, afirma a coordenadora. 

O presidente da Fraternidade Despertar, Nilton Giraldeli, conta que a equipe da organização, composta majoritariamente por voluntários, ficou triste pela forma como foram retirados os bens públicos cedidos, sem comunicação prévia. 

“Nós ficamos arrasados, aquilo ali é para atender a comunidade”, ele afirma. 

Além disso, o trabalho de distribuição de refeições será interrompido, já que não contam com os utensílios necessários para preparar a comida. 

“Nós perseveramos porque era uso compartilhado, não fechamos nenhum dia da pandemia. É um projeto de valorização humana”, relembra Nilton. 

O presidente da organização conta que, com a chegada da nova gestão ao governo do Estado, ele tentou duas vezes conversar com a titular da Sead, Patrícia Oliveira, porém sem sucesso. 

Então, ele solicitou uma audiência com a Sead e ligaram na semana passada, depois da retirada dos móveis, marcando o encontro com o secretário-adjunto, Anderson Warpechowski, para a próxima quarta-feira (22). 

“O problema foi a forma que fizeram, isso, sem aviso, telefone, sem nada. Só deixaram um bebedouro porque imploramos para não levar”, lamenta. 

O que diz o Governo?

O Midiamax solicitou uma nota da Sead para pedir esclarecimentos sobre o motivo da retirada dos bens públicos cedidos para a Fraternidade Despertar. Confira abaixo a resposta:

“A reformulação do programa Rede Solidária, incluindo a unidade I no Dom Antônio Barbosa, com novas propostas de atuação e com foco nas famílias das regiões atendidas, está em estudo, via Sead. Projetos e ações que contemplem as necessidades locais estão em foco, buscando com a reformulação a excelência dos serviços. Questões físicas e pedagógicas estão sendo resolvidas para que esse atendimento seja colocado de forma contínua. É importante ressaltarmos que a região possui Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que garante o atendimento da demanda durante esse processo, sempre em benefício da população”, informou a nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Foragido é atacado com garrafada de cerveja na cabeça após discussão em Dourados

figueira

Figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga será removida na próxima semana

Após denúncia, prefeitura de Maracaju é pressionada a demitir temporários em vaga de concursados

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Justiça recomenda anulação da eleição para presidência da Previd em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de divulgação de vídeo íntimo com o fim vingança e humilhação, perseguição e descumprimento de medidas protetivas de urgência

Polícia

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Motorista estava entregando pães pela cidade quando percebeu cheiro de queimado e notou a frente da Kombi em chamas

Famosos

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

No Encontro, Patrícia Poeta assustou os fãs ao anunciar que o filho está em tratamento há dois meses; entenda

Política

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Retirada foi necessária após a descoberta de dois nódulos